Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5246
Title: Aproveitamento do lodo da estação de tratamento de efluentes de indústria cerâmica na composição de massa cerâmica para a produção de louças sanitárias
Authors: SILVA, Juliana Carvalho da
Keywords: Louça Sanitária;Reaproveitamento;Resíduo Cerâmico
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Carvalho da Silva, Juliana; Costa Morais, Danielle. Aproveitamento do lodo da estação de tratamento de efluentes de indústria cerâmica na composição de massa cerâmica para a produção de louças sanitárias. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: A constante degradação do meio ambiente, causado pelas indústrias e pelo desenvolvimento como um todo, faz com que exista hoje uma preocupação constante em relação a minimizar os impactos causados ao meio-ambiente. Pois a exploração dos recursos naturais de forma descontrolada pode causar conseqüências imprevistas. O resíduo gerado (lodo) no decantador de uma indústria de louça sanitária, apesar de apresentar em sua composição além de matérias-primas provenientes do processo de moldes de gesso, contém também resíduo da massa cerâmica e do esmalte, o que permite a inclusão deste material novamente ao processo de fabricação da massa cerâmica, em certas proporções, sem alterar as características do produto final. Como as indústrias cerâmicas de uma forma geral, obtêm suas matérias-primas exclusivamente da natureza, acelerando, portanto a degradação e escassez de recursos naturais e o Brasil encontra-se hoje, entre os quatro maiores produtores de cerâmica tradicional no mundo é bastante viável o reaproveitamento dos insumos descartados, neste caso o lodo. Este trabalho tem como objetivo, avaliar a incorporação do lodo da estação de tratamento de efluentes de uma indústria cerâmica em massas cerâmicas. Foram formuladas quatro composições de massa, usando como matérias-primas quartzo, argilas, caulim, feldspato e incorporando o lodo, avaliando em seguida as características da massa em relação à retração linear, absorção de água, ensaios de resistência à flexão em corpos de prova a 1100 e após a queima a 12500 em forno túnel. Os resultados mostraram que as formulações estudadas,podem ser aplicadas em massa para produção de louça sanitária, bem como em revestimento cerâmico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5246
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3624_1.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.