Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52414

Share on

Title: Avaliação da influência dos alimentos processados e ultraprocessados na saúde infantil: uma revisão narrativa da literatura
Authors: ARAÚJO, Maria Célia Guimarães
Keywords: nutrição da criança; alimentos ultraprocessados; saúde infantil
Issue Date: 15-Sep-2023
Citation: ARAÚJO, Maria Célia Guimarães. Avaliação da influência dos alimentos processados e ultraprocessados na saúde infantil: uma revisão narrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os alimentos ultraprocessados (AUP) são produtos compostos geralmente por 5 ou mais ingredientes, que incluem substâncias e aditivos alimentares. A nutrição adequada na infância, especialmente nos primeiros 2 anos de vida, desempenha um papel crucial na promoção da saúde, crescimento, desenvolvimento e estabelecimento dos hábitos alimentares infantis. No entanto, observa-se que as práticas alimentares na infância muitas vezes não seguem as recomendações, resultando em uma introdução cada vez mais precoce de alimentos ultraprocessados na dieta infantil. Objetivo: Avaliar a influência dos alimentos processados e ultraprocessados sobre a saúde infantil. Método: O presente trabalho representa uma revisão narrativa da literatura com base em estudos publicados nos últimos 5 anos nas bases de dados PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para tanto, foram utilizados os descritores “ultra-processed foods” e “children” e suas respectivas traduções em português, sendo os artigos selecionados inicialmente pelo título, seguido da análise do resumo e por fim, leitura completa. Resultados: Ao final foram incluídos 17 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se a associação à interrupção prematura do aleitamento materno; influência negativa das mídias; cereais matinais, doces, salgadinhos e bebidas adoçadas como exemplares mais consumidos e uma maior incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão. Conclusão: Dessa forma, a revisão realizada permite concluir que existe uma associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e várias doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco, podendo trazer importantes implicações para a saúde das crianças e no decorrer de suas vidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52414
Appears in Collections:(TCC) - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Célia Guimarães Araújo.pdf337,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons