Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52390

Compartilhe esta página

Título: Efeito imediato do exercício com mantra fonético e tubo de silicone na voz de indivíduos com doença de Parkinson
Autor(es): TEIXEIRA, Julianne Pitanga
Palavras-chave: Doença de Parkinson; Voz; Fonoaudiologia; Qualidade da voz; Fonoterapia
Data do documento: 12-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TEIXEIRA, Julianne Pitanga. Efeito imediato do exercício com mantra fonético e tubo de silicone na voz de indivíduos com doença de Parkinson. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Alterações na comunicação verbal são comuns na doença de Parkinson (DP) que é uma enfermidade crônica do sistema nervoso central caracterizada pela degeneração de neurônios dopaminérgicos. Para melhorar o padrão vocal, diversas técnicas e programas de exercícios podem ser executados, uma opção são os exercícios do trato vocal semiocluído (ETVSO) que se caracterizam pela oclusão de parte do trato, com maior foco na fonte glótica. Outra opção de exercício, mais interativo e que trabalha com o trato vocal como um todo, ou seja, fonte e filtro, são os mantras fonéticos, que são cantos terapêuticos que se apresentam pela associação de consoantes e vogais, não necessariamente vinculados a um conteúdo linguístico (idioma), e que trabalham com variações de frequências vocais. O objetivo do estudo foi verificar se há efeito imediato no exercício com mantra fonético associado ao tubo de silicone na voz de indivíduos com doença de Parkinson. Os participantes foram divididos em dois grupos, com 20 indivíduos cada, sendo um grupo com tubo de silicone e outro com tubo e mantra fonético. Foi observado melhora na intensidade vocal e em outros parâmetros acústicos, além de redução do índice do AVQI para ambos os grupos isoladamente, porém ao se comparar as intervenções, no geral, não se encontrou diferença entre os grupos. Concluiu-se por meio deste estudo que o mantra não otimizou os efeitos do exercício do tubo de silicone, e sugere-se outros estudos com mais sessões de acompanhamento para se investigar a presença de outros resultados significativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52390
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Julianne Pitanga Teixeira.pdf
  Item embargado até 2025-09-23
3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons