Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52387

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorSILVA, Daniel Nogueira de Lima-
dc.date.accessioned2023-09-22T14:02:44Z-
dc.date.available2023-09-22T14:02:44Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.date.submitted2023-09-19-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Nogueira de Lima. O RPG como instrumento facilitador do ensino de arte para crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52387-
dc.description.abstractO RPG seria um bom instrumento facilitador no ensino de arte para crianças? Partindo desta pergunta, esta pesquisa investigou as aplicações e funcionalidades do uso do RPG, enquanto agente facilitador do ensino de arte em duas turmas do ensino fundamental. Dito isso, utilizei experiências e memórias próprias, relembrando momentos em que eu, ainda criança, conheci e pude experimentar trocas de saberes culturais e sociais através do RPG, além do auxílio da metodologia Pesquisa Ação, fundamentando principalmente pelos trabalhos de Paulo Freire e John Dewey. Alguns encontros foram montados em uma escola da rede privada, em Camaragibe/PE, encontros esses em que assuntos que compunham a grade curricular da escola seriam abordados em sala de aula. Utilizando o RPG como facilitador, conceitos como a aprendizagem lúdica, a interdisciplinaridade, inclusão e diversidade, colaboração e trabalho em equipe, criatividade e expressão foram utilizados durante toda a pesquisa. Sendo assim, engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades artísticas e motivação para o aprendizado da arte, foram alguns dos principais objetivos alcançados com esta pesquisa.pt_BR
dc.format.extent41f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRole playing gamept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO RPG como instrumento facilitador do ensino de arte para criançaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2143596916431178pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.description.abstractxWould RPG be a good facilitator instrument in teaching arts to kids? Starting from this question, this research investigated the applications and functionalities of RPG’s use, as a facilitator agent in teaching arts in two groups from elementary school. That being said, I utilized my own experiences and memories, remembering moments in which I, as a kid, got to know and could try exchanging cultural and social knowledge through RPG, besides the auxiliary methodology of Action Research, based mainly on the works of Paulo Freire and John Dewey. Some meetings were scheduled in a private school, in Camaragibe/PE, meetings in which the subjects that composed the school’s curricular grade would be approached in the classroom. Utilizing RPG as a facilitator, concepts such as ludic learning, interdisciplinarity, inclusion and diversity, cooperation and work in groups, creativity and expressions were used throughout this whole research. Regarding this, student’s engagement, the development of artistic habilities and motivation towards the learning of art, were some of the main goals achieved with this research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Nogueira de Lima Silva.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons