Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52357

Compartilhe esta página

Título: O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM SALA DE VACINA
Autor(es): PEREIRA, Alline Karla Péricles
Palavras-chave: Criança; Vacina; Humanização
Data do documento: 6-Nov-2017
Citação: .
Abstract: Objetivo: avaliar o uso do brinquedo terapêutico como estratégia de humanização na sala de vacina. Método: trata-se de um estudo analítico e observacional, quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizada na cidade de Feira Nova, Pernambuco. A amostra constituiu-se de 24 crianças. Os dados foram obtidos na observação da criança durante a vacinação e entrevista semi-estruturada. Resultados: Predominou o sexo feminino com 19 (79,2%), faixa etária entre 4 e 6 anos, sendo a maioria de raça parda 19 (79,1%), 7 (29,2%) responsáveis direto da criança apresentavam escolaridade com Ensino Médio completo e 13 (54,2%) famílias pertencem a classe econômica C. Na comparação entre os grupos (experimental e controle) observadas pela pesquisadora, 8 (66,7%) crianças do grupo experimental apresentaram expressões satisfatórias com redução de dor por meio da escala de faces (p = 0,009). No entanto, no grupo controle 11 (91,7%) crianças demostraram expressões insatisfatórias da escala de faces (p<0,05). Conclusão: O brinquedo terapêutico apresentou maior êxito no grupo que foi preparado anteriormente para a vacinação, evidenciando maior aceitação ao procedimento e cooperação espontânea com o profissional de saúde, e possibilitando a criança redução nas expressões faciais de dor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52357
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANEXO H (BIBLIOTECA) PDF.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons