Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52336

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSabbatini, Marcelo-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:22:09Z-
dc.date.available2023-09-20T15:22:09Z-
dc.date.created2020-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52336-
dc.descriptionMaterial da disciplina SF-451 Fundamentos da Educação Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)pt_BR
dc.description.abstractNa concepção de que a Educação deve preparar os indivíduos para nela serem atuantes, uma sociedade capitalista irá privilegiar a formação para o mundo do trabalho. Mais além, a própria ideologia da administração, da gestão e do controle que são característicos do mundo empresarial serão aplicados como forma de organização escolar. Nesta aula, examinaremos os pressupostos epistemológicos e como a busca da eficiência através de uma prática pedagógica mecânica e controlada conforma uma educação tecnicista. Discutiremos também seu retorno na atualidade através do neotecnicismo e suas repercussões para o trabalho docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/octet-streampt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectfundamentos da educação, tecnicismopt_BR
dc.titlePerspectivas técnicas em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeTechnical approaches in Educationpt_BR
dc.typeModulo de cursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxIn the belief that Education should prepare individuals to actively participate in it, a capitalist society will prioritize preparation for the world of work. Furthermore, the very ideology of administration, management, and control, which are characteristic of the business world, will be applied as a form of school organization. In this class, we will examine the epistemological assumptions and how the pursuit of efficiency through a mechanical and controlled pedagogical practice shapes a technicist education. We will also discuss its resurgence in the present day through neo-technicism and its implications for teaching.pt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectxeducationpt_BR
dc.description.programSF 451 - Fundamentos da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:REA - Módulo de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mira-romanowski-neotecnicismo.pdf219,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
perspectivas-tecnicas.odp504,42 kBOpenDocument PresentationVisualizar/Abrir
perspectivas-tecnicas.pdf697,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons