Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52319
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Jader Tavares de Spindola | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T11:40:02Z | - |
dc.date.available | 2023-09-20T11:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jader Tavares de Spindola. Utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down: uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52319 | - |
dc.description.abstract | Nosso trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensino dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo área de figuras planas e apresenta como unidade de observação as atividades neuropedagógicas usadas com crianças down. Para tanto, tomamos como objetivo geral analisar como a utilização da neuropedagogia pode contribuir na prática do professor, elevando a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das áreas de figuras planas, possibilitando ao aluno down a formação de um pensamento significativo. A discussão teórico- conceitual foi subdividida em um estudo sobre a Síndrome de Down, a partir de Mustacchi, Salmona e Mustacchi (2017); e reflexões sobre a educação inclusiva e a geometria plana e os elementos da neurociência que podem estimular o processo de ensino e de aprendizagem da criança down, buscando problematizar a importância de seu uso em harmonia com a pedagogia. A investigação propôs no seu desenho metodológico vivenciar o processo de investigação a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, desejando provocar uma reflexão mais expressiva sobre o problema em estudo, buscando, assim, compreender a temática, pontuando a importância das atividades neuropedagógicas aplicadas aos alunos down. Quanto aos dados, estes foram coletados e produzidos através da observação e da entrevista coletiva, tendo sido as informações tratadas a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Nessa direção, a pesquisa nos traz uma nova perspectiva de incluir verdadeiramente o aluno down no processo de aprendizagem no contexto matemático, oportunizando um grande avanço quanto ao protagonismo dos mesmos, desmistificando assim o universo da temática que concerne a área de figuras planas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cognitiva – Gravatá (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva – Gravatá (PE) | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Neuropedagogia | pt_BR |
dc.title | Utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down : uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6230956164860312 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our study focused on the teaching practice of teachers regarding the teaching and learning process of the content area of plane figures, and it presents as the unit of observation the neuropedagogical activities used with children with Down syndrome. Thus, our general objective was to analyze how the utilization of neuropedagogy can contribute to the teacher's practice, enhancing the quality of the teaching and learning process of plane figures, enabling the student with Down syndrome to form meaningful thinking. The theoretical-conceptual discussion was subdivided into a study about Down syndrome, based on Mustacchi, Salmona, and Mustacchi (2017); and reflections on inclusive education, plane geometry, and the elements of neuroscience that can stimulate the teaching and learning process of the child with Down syndrome, seeking to problematize the importance of their use in harmony with pedagogy. The research proposed, in its methodological design, to experience the investigation process through an exploratory qualitative approach, aiming to provoke a more expressive reflection on the problem under study, thus seeking to understand the theme and emphasizing the importance of neuropedagogical activities applied to students with Down syndrome. As for the data, it was collected and produced through observation and collective interviews, and the information was processed through content analysis (BARDIN, 1977). In this direction, the research brings us a new perspective to truly include the student with Down syndrome in the learning process in the mathematical context, promoting significant advancement in their agency, thus demystifying the universe of the theme related to the area of plane figures. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jader Tavares de Spindola Medeiros.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons