Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52319

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Jader Tavares de Spindola-
dc.date.accessioned2023-09-20T11:40:02Z-
dc.date.available2023-09-20T11:40:02Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jader Tavares de Spindola. Utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down: uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52319-
dc.description.abstractNosso trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensino dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo área de figuras planas e apresenta como unidade de observação as atividades neuropedagógicas usadas com crianças down. Para tanto, tomamos como objetivo geral analisar como a utilização da neuropedagogia pode contribuir na prática do professor, elevando a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das áreas de figuras planas, possibilitando ao aluno down a formação de um pensamento significativo. A discussão teórico- conceitual foi subdividida em um estudo sobre a Síndrome de Down, a partir de Mustacchi, Salmona e Mustacchi (2017); e reflexões sobre a educação inclusiva e a geometria plana e os elementos da neurociência que podem estimular o processo de ensino e de aprendizagem da criança down, buscando problematizar a importância de seu uso em harmonia com a pedagogia. A investigação propôs no seu desenho metodológico vivenciar o processo de investigação a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, desejando provocar uma reflexão mais expressiva sobre o problema em estudo, buscando, assim, compreender a temática, pontuando a importância das atividades neuropedagógicas aplicadas aos alunos down. Quanto aos dados, estes foram coletados e produzidos através da observação e da entrevista coletiva, tendo sido as informações tratadas a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Nessa direção, a pesquisa nos traz uma nova perspectiva de incluir verdadeiramente o aluno down no processo de aprendizagem no contexto matemático, oportunizando um grande avanço quanto ao protagonismo dos mesmos, desmistificando assim o universo da temática que concerne a área de figuras planas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitiva – Gravatá (PE)pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva – Gravatá (PE)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectNeuropedagogiapt_BR
dc.titleUtilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down : uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6230956164860312pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxOur study focused on the teaching practice of teachers regarding the teaching and learning process of the content area of plane figures, and it presents as the unit of observation the neuropedagogical activities used with children with Down syndrome. Thus, our general objective was to analyze how the utilization of neuropedagogy can contribute to the teacher's practice, enhancing the quality of the teaching and learning process of plane figures, enabling the student with Down syndrome to form meaningful thinking. The theoretical-conceptual discussion was subdivided into a study about Down syndrome, based on Mustacchi, Salmona, and Mustacchi (2017); and reflections on inclusive education, plane geometry, and the elements of neuroscience that can stimulate the teaching and learning process of the child with Down syndrome, seeking to problematize the importance of their use in harmony with pedagogy. The research proposed, in its methodological design, to experience the investigation process through an exploratory qualitative approach, aiming to provoke a more expressive reflection on the problem under study, thus seeking to understand the theme and emphasizing the importance of neuropedagogical activities applied to students with Down syndrome. As for the data, it was collected and produced through observation and collective interviews, and the information was processed through content analysis (BARDIN, 1977). In this direction, the research brings us a new perspective to truly include the student with Down syndrome in the learning process in the mathematical context, promoting significant advancement in their agency, thus demystifying the universe of the theme related to the area of plane figures.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jader Tavares de Spindola Medeiros.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons