Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52295

Compartilhe esta página

Título: Distribuição espacial de nematódeos marinhos em praias arenosas de micromarés : testando a Hipótese do Distúrbio Intermediário
Autor(es): CASTILHO, César Augusto Rodrigues
Palavras-chave: Ecologia, Meiofauna, Comunidades
Data do documento: 1-Set-2023
Citação: CASTILHO, C. A. R.;Distribuição espacial de nematódeos marinhos em praias arenosas de micromarés: testando a Hipótese do Distúrbio Intermediário. Orientador: André M. Esteves. 2023. 46 p. TCC (Graduação) Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste trabalho a aplicabilidade da Hipótese do Distúrbio Intermediário (IDH) em praias arenosas de micro marés foi investigada, investigando-se os padrões de distribuição espacial dos nematódeos marinhos de vida-livre. Com base na IDH, a maior diversidade taxonômica é esperada ocorrer na região média do entre marés. Para atingir esse objetivo, três praias do estado do Rio de Janeiro (Praia de Copacabana, Praia da Barra e Restinga da Marambaia) foram estudadas. A IDH foi ampliada, levando-se em consideração ainda as diversidades morfológica e funcional. A diversidade taxonômica foi avaliada a partir da abundância, riqueza genérica, diversidade de Shannon e equitabilidade enquanto a diversidade funcional foi estudada através de cinco características morfofuncionais: morfologia da cavidade bucal, tipo de cutícula, formato da cauda, estratégia de vida e tipo de anfídeo. Uma série de índices funcionais foram calculados a partir dessas características. As análises de PERMANOVA desses índices mostraram que a IDH pode explicar parcialmente os resultados da maior diversidade taxonômica e/ou funcional em alguns momentos do ano em duas das praias estudadas; entretanto os resultados indicam fortes evidências de que outros fatores devem explicar a riqueza e diversidade da assembleia de nematódeos. Como consequência, verificou-se que a caracterização funcional da assembleia de nematoides foi suficiente para a determinação dos mesmos padrões obtidos via identificação taxonômica, indicando assim a possibilidade do uso da caracterização funcional para estudos diversos sobre a ecologia dos nematoides marinhos de vida livre em praias arenosas. Os resultados aqui gerados ampliam o conhecimento ecológico sobre a biota dominante das praias arenosas de micro-marés e poderão servir como uma ferramenta para o gerenciamento costeiro brasileiro, uma vez que haverá uma melhor compreensão dos padrões e processos ecológicos que ocorrem em praias arenosas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52295
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_final_uploaded.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons