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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, André Gustavo Ferreira da-
dc.contributor.authorSILVA, Max Rodolfo Roque da-
dc.date.accessioned2023-09-15T17:19:43Z-
dc.date.available2023-09-15T17:19:43Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Max Rodolfo Roque da. Tecendo fios, costurando histórias: experiências, disputas e lutas dos trabalhadores em educação na região Nordeste durante o processo de redemocratização e limiar da Nova República. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52287-
dc.description.abstractA pesquisa versa sobre a organização coletiva dos professores da educação básica estadual na região Nordeste no período correspondente ao processo de redemocratização e início da Nova República no Brasil, contemplando experiências, disputas e lutas dos professores das redes públicas estaduais de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entendendo a importância das lutas sociais e trabalhistas empreendidas no transcurso da década de 1980, retomadas, principalmente, com a onda grevista da região do ABC paulista, contestamos a ideia deste período como uma “década perdida”, afirmando-a, em razão mesmo das referidas lutas, como a “década dos vencidos”. A investigação da ação do professorado nordestino em torno de suas Associações nos permitiu verificar, dentre outras coisas, disputas internas quanto ao controle das entidades, articulações em nível nacional junto à Confederação dos Professores do Brasil e a ocorrência de greves e outras mobilizações, encontros e congressos. A perspectiva adotada foi a “história vista de baixo”, conforme as formulações de E. P. Thompson (2012; 2019; 2021), no sentido de pôr em relevo os anônimos, a gente comum, os “vencidos”, seus interesses e suas necessidades. Deste modo, visando dar conta de nossos objetivos, lançamos mão de uma diversidade de fontes, quais sejam: boletins informativos, panfletos de greve e paralisações, atas de assembleia, estatutos, fotografias, fontes orais, jornais, relatórios de órgãos de vigilância, dentre outras. Assim, compreendendo a classe social como uma formação histórica que homens e mulheres elaboram a partir de suas próprias experiências de luta, objetivamos compreender como professores e professoras, em contextos espaço-temporais distintos, agiram no sentido de reivindicar melhores condições de vida e trabalho e interferir, também, nos rumos da educação e da política regional e nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.titleTecendo fios, costurando histórias : experiências, disputas e lutas dos trabalhadores em educação na região Nordeste durante o processo de redemocratização e limiar da Nova Repúblicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2558799579688400pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3966877544841288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research deals with the collective organization of state basic education teachers in the Northeast region in the period corresponding to the redemocratization process and the beginning of the New Republic in Brazil, contemplating experiences, disputes and struggles of teachers of state public networks in Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte. Understanding the importance of the social and labor struggles undertaken in the course of the 1980s, resumed, mainly, with the strike wave in the ABC region of São Paulo, we challenge the idea of this period as a “lost decade”, affirming it, precisely because of the mentioned struggles, such as the “decade of the losers”. The investigation of the action of northeastern teachers around their Associations allowed us to verify, among other things, internal disputes regarding the control of the entities, articulations at a national level with the Confederation of Teachers of Brazil and the occurrence of strikes and other mobilizations, meetings and congresses. The perspective adopted was that of “history from below”, according to the formulations of E. P. Thompson (2012; 2019; 2021), in the sense of highlighting the anonymous, the common people, the “losers”, their interests and their needs. In this way, to achieve our objectives, we use various sources, namely: bulletins, strike and stoppage pamphlets, minutes of meetings, statutes, photographs, oral sources, newspapers, reports from inspection bodies, among others. Thus, understanding the social class as a historical formation that men and women elaborate from their own struggle experiences, we aim to understand how male and female teachers, in different space-time contexts, acted in the sense of claiming better living and working conditions and also interfere in the direction of education and regional and national politics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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