Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52286

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de polimorfismo de base única (SNP) do gene MYD88 com a artrite reumatoide e perfil de expressão em culturas genótipo-guiadas de monócitos
Autor(es): SILVA, José Eduardo Adelino
Palavras-chave: Polimorfismos - genética; Artrite reumatoide; Monócito
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, José Eduardo Adelino. Avaliação de polimorfismo de base única (SNP) do gene MYD88 com a artrite reumatoide e perfil de expressão em culturas genótipo-guiadas de monócitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune que acomete articulações sinoviais. A MyD88 atua como proteína adaptadora, mediando a via TLRs (Toll Like Receptors) e a transcrição para citocinas envolvidas na doença. Assim, é possível que polimorfismos no MYD88 possam estar envolvidos nos processos funcionais do gene, e consequentemente na produção de Interleucina 1β (IL1β). Este estudo avaliou se existe associação entre o polimorfismo rs6853 no MYD88 e o possível impacto funcional dele no desenvolvimento da doença. Pacientes com AR e indivíduos saudáveis (424 e 356, respectivamente) dos estados de Pernambuco e São Paulo, foram genotipados para o polimorfismo rs6853 [A>G]. A análise funcional consistiu da avaliação da expressão gênica de cultivo celular de monócitos de indivíduos com os genótipos AA, AG e GG, e também da avaliação da secreção de IL1β realizada por ELISA. O polimorfismo rs6853 foi associado com menor suscetibilidade à AR em ambas as populações estudadas. O genótipo GG mostrou-se 4 vezes mais expresso que o RNAm do genótipo AA, quando estimulado com LPS, simulando o processo de inflamação. Entretanto, a dosagem de IL1β apresentou níveis mais elevados para o genótipo AA (44,83 pg/mL) comparado ao GG (8,33pg/mL), sinalizando que algum mecanismo de regulação da expressão gênica regulou a alta quantidade de mRNA do genótipo GG na condição estimulada. Este estudo sugere, pela primeira vez, a participação do polimorfismo rs6853 no processo de desencadeamento da AR.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52286
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Eduardo Adelino Silva.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons