Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52260

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Filho, Miguel Lopes de-
dc.contributor.authorSantos, Raphael Wellington Araujo dos-
dc.date.accessioned2023-09-14T16:21:06Z-
dc.date.available2023-09-14T16:21:06Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.citationSantos, Raphel Wellington Araujo dos. Evolução tecnológica no sistema financeiro nacional: um estudo a partir da visão dos graduandos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2020 a 2022. 2023, Trabalho de conclusão do curso de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52260-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos e ex alunos de ciências contáveis da UFPE sobre a transformação digital em que os bancos atualmente estão passando. A escolha desde público decorre da sua capacidade de influência sobre clientes bancários no mercado pessoa física e jurídica, pois o profissional contábil presta um serviço importante na consultoria e atendimento a demandas acessórias das empresas. Desta forma, esperou-se projetar o futuro dos bancos tradicionais diante desse processo de competição com instituições financeiras digitais, tituladas fintechs. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho é descritivo na análise do processo de disrupção no mercado bancário e também quantitativo na abordagem. Para fundamentar o entendimento de que perfil do novo cliente bancário mudou, tornando-se um usuário mais autogerido por meio digitais, foi elaborado um questionário no google forms com link disponibilizado em grupos de redes sociais de alunos e ex alunos esperando adesão voluntária. Houve 27 amostras na pesquisa e nas respostas destaca-se que todos os entrevistados utilizam redes sociais, tem um nível de maturidade tecnológica significativo e aproximadamente 40% dos entrevistados nunca costumam ir a uma agência bancária tradicional. Por causa da baixa adesão aos questionários, entende-se que pode haver um enviesamento elevado, mas com o complemento a literatura consultada, concluiu-se que as instituições financeiras tradicionais precisam continuar seus investimentos em tecnológica visando manterem-se relevantes para seus clientes, principalmente os mais jovens, ou perderão progressivamente mercado para as fintechs.pt_BR
dc.format.extent36ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectbancospt_BR
dc.subjecttecnologia disruptivapt_BR
dc.subjecttransformação digitalpt_BR
dc.subjectfintechspt_BR
dc.titleEvolução tecnológica no sistema financeiro nacional: um estudo a partir da visão dos graduandos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2020 a 2022pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4984397081730935pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4947873978185211pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work was to analyze the perception of students and former students of accounting sciences at UFPE about the digital transformation that banks are currently undergoing. The choice of this public stems from its ability to influence bank customers in the individual and corporate market, as the accounting professional provides an important service in consulting and meeting the ancillary demands of companies. In this way, it was expected to project the future of traditional banks in the face of this process of competition with digital financial institutions, called fintechs. As for methodological procedures, this work is descriptive in the analysis of the disruption process in the banking market and also quantitative in approach. To substantiate the understanding that the profile of the new bank customer has changed, becoming a more self-managed user through digital means, a questionnaire was prepared in Google forms with a link available in social network groups of students and alumni waiting for voluntary adherence. There were 27 samples in the survey and in the responses it is highlighted that all respondents use social networks, have a significant level of technological maturity and approximately 40% of respondents never usually go to a traditional bank branch. Due to the low adherence to the questionnaires, it is understood that there may be a high bias, but with the complement of the literature consulted, it was concluded that traditional financial institutions need to continue their investments in technology in order to remain relevant to their customers, especially the younger ones, or they will progressively lose market to fintechs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-1207-4397pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_RAPHAEL_WELLINGTON_ARAUJO_DOS_SANTOS_assinado.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons