Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5223
Título: Análise ergonômica para o sistema de movimentação de materiais na construção civil
Autor(es): Horácio de Melo Basílio, Francisco
Palavras-chave: Ergonomia;Movimentação de materiais;OWAS;Análise Ergonômica do Trabalho;Construção civil
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Horácio de Melo Basílio, Francisco; Maria Villarouco Santos, Vilma. Análise ergonômica para o sistema de movimentação de materiais na construção civil. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Na indústria da construção civil, a forma de trabalho não estruturada e em muitos casos artesanal, acarreta baixa eficiência nos processos produtivos com grande perda de tempo e de material. A falta de um estudo logístico no canteiro de obras contribui para o desgaste excessivo/prematuro da mão de obra devido ao excesso no manuseio das cargas. Este estudo de caso procurou avaliar os constrangimentos ergonômicos na movimentação de matérias numa obra de recuperação de fachada na Região Metropolitana do Recife PE, à luz da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e com o auxílio do método OWAS, sendo empregado como ferramenta de análise, o programa de computador WinOWAS, que contribuiu no rápido diagnóstico das posturas verificadas, facilitando bastante nas recomendações a serem tomadas para a melhoria das posturas. O estudo foi dividido em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliografia em torno dos temas ergonomia, logística, indústria da construção civil, postura, canteiro de obras e movimentação de materiais. Na segunda parte foi realizado um estudo de caso baseado na bibliografia existente e por fim, analisaram-se as posturas encontradas. Este trabalho apresentou como contribuição para o setor: a conscientização dos trabalhadores da construção civil a posturas constrangedoras assumidas na execução da tarefa e por oferecer recomendações para melhorias das condições de trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5223
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3700_1.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.