Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52182

Comparte esta pagina

Título : O ensino de filosofia na educação de jovens e adultos : a prática pedagógica com vista à educação libertadora freiriana
Autor : SILVA, Maria Ilda Rocha
Palabras clave : Filosofia; Ensino de filosofia; Educação de jovens e adultos; Prática de ensino; Freire, Paulo, 1921-1997
Fecha de publicación : 27-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Maria Ilda Rocha. O ensino de filosofia na educação de jovens e adultos: a prática pedagógica com vista à educação libertadora freiriana. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O referido trabalho de Dissertação de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), pretende discutir a relação do Ensino da Filosofia com os sujeitos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), abrindo as portas da sala de aula para um educar comprometido com a reflexão filosófica, sendo assim, esse estudo nasce através da experiência vivida e a vivência com os sujeitos da EJA. Não se pretende que a Filosofia redefina os rumos da EJA. No entanto, tentou-se demonstrar sua potência no que diz respeito à superação de concepções desses sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Tivemos como resultados, algumas considerações e observações das repostas dos alunos às oficinas filosóficas que foram realizadas em sala de aula. Nesse sentido, a presente Dissertação de Mestrado pretende discutir sobre a relevância do Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica freiriana, de um espaço humanizado, dinâmico baseado no diálogo, no respeito e na amizade, tendo como perguntas norteadoras: Quais as contribuições do ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual a utilidade da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual o perfil do professor da EJA para que o estudante entre e permaneça frequentando as aulas? Buscamos apresentar uma proposta de ensino voltada para um público que a muito tempo não frequenta a sala de aula, uma proposta de Ensino que visa contribuir na formação para um Jovem e Adulto Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história de vida. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos, tendo o autor Paulo Freire como carro chefe nos apoiando neste trabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52182
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Ilda Rocha Silva.pdf711,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons