Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52153

Compartilhe esta página

Título: Propriedade intelectual : um estudo de múltiplos casos nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PE
Autor(es): VALLE, Rafaella Simonetti do
Palavras-chave: Cafés; Inovação; Marcas – Desenho - Design
Data do documento: 25-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VALLE, Rafaella Simonetti do. Propriedade intelectual: um estudo de múltiplos casos nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo também um dos maiores consumidores da bebida. As novas formas de consumo do café impulsionaram o surgimento das cafeterias especiais, que, de acordo com uma definição resumida dos entrevistados da pesquisa, são compreendidas como ambientes que servem cafés especiais, preocupam-se com a sustentabilidade ambiental e social da cadeia produtiva do café e desejam proporcionar novas experiências de consumo ao cliente. O número de cafeterias especiais tem aumentado ano após ano como um reflexo da oportunidade de mercado gerada pelo consumo do café. O aumento da quantidade desse tipo de estabelecimento também é percebido na cidade do Recife/PE. Para se manterem competitivos no mercado, esses empreendimentos precisam inovar. A propriedade intelectual se apresenta como uma forma de proteger a inovação gerada nesses ambientes. Este estudo objetiva analisar se as cafeterias especiais da cidade do Recife/PE utilizam a propriedade intelectual como forma de proteger a inovação presente nos seus negócios. Para tanto, foram conceituadas inovação e gestão da inovação; propriedade intelectual, em especial marca e desenho industrial; as ondas do café e as cafeterias especiais, em especial as cafeterias especiais da cidade do Recife/PE. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utilizou do método de estudo de múltiplos casos em cafeterias especiais da cidade do Recife/PE, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os empreendedores dos referidos estabelecimentos. Os achados da pesquisa revelaram a presença de inovações incrementais de produto, de processo e de marketing no setor de cafeterias especiais, as quais ampliam as vantagens competitivas desses empreendimentos, na medida em que geram novos produtos e serviços, muitos deles passíveis de proteção por propriedade intelectual. Entretanto, a maioria desses empreendedores possui pouco conhecimento em propriedade intelectual. O registro da marca foi a categoria de propriedade intelectual mais adotada pelos empreendedores, mesmo assim, não detinham todas as informações e conhecimento suficiente sobre o assunto. Apesar do desenvolvimento de novos produtos e serviços pelos empreendimentos, poucos foram os empreendedores que identificaram outras possíveis categorias de propriedade intelectual a serem adotadas em seu negócio. Embora a inovação esteja presente no setor, por falta de conhecimento, a propriedade intelectual é uma forma pouco utilizada para proteção da inovação gerada pelas cafeterias especiais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52153
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaella Simonetti do Valle.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons