Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52146
Compartilhe esta página
Título: | O Movimento Brega na Região Metropolitana do Recife: perspectivas entre patrimonialização, produção periférica e sonoridades |
Autor(es): | AZEVEDO, João Victor de Souza |
Palavras-chave: | Brega; Bregafunk; Patrimônio imaterial; Cidade; Paisagem sonora |
Data do documento: | 24-Mai-2022 |
Citação: | AZEVEDO, João Victor de Souza. O Movimento Brega na Região Metropolitana do Recife: perspectivas entre patrimonialização, produção periférica e sonoridades. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | No ano de 2021, o Brega, gênero musical aclamado em Pernambuco, conquistou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife através da prefeitura da cidade. No entanto, embora essa seja uma conquista municipal, reflete em todas as cidades da Região Metropolitana que também fazem parte do Movimento Brega. Considerando esse aspecto, a partir dessa titulação, surgem diversas questões referentes ao que levou o Brega a ter esse reconhecimento. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo apresentar não só uma contextualização do próprio Movimento Brega em Recife, mas também as nuances entre quem o produz, e as consequências dessas produções na experiência urbana, Soares (2021). Através de um levantamento bibliográfico, é feito a análise de teorias no campo do Patrimônio e das Urbanidades em Sá Barreto e Medeiros (2020) e Aragão (2019), a fim de compreender como essas ações constituem uma paisagem sonora “patrimonializável”. Utilizando falas dos próprios integrantes do Movimento Brega, a pesquisa desvendou a visão da comunidade em relação ao caráter “popular” alcançado nos últimos anos, levando à patrimonialização, realizando essa descrição também através da ida aos shows de Brega. Os resultados adquiridos evidenciam a forte influência da cultura periférica como um potencializador do Brega, não só por ser um movimento com raízes na periferia, mas pela capacidade de reinvenção dos moradores dessa área. A partir dessa emancipação através da arte, é possível observar a inserção do Brega no cotidiano da cidade, construindo desta forma uma narrativa sonora da capital pernambucana e seus arredores. Assim, pode-se considerar que o Brega, nas suas mais diversas formas, é um patrimônio recifense que “fotografa” a cidade, e demarca uma experiência urbana contemporânea, além de agir politicamente na emancipação dos povos periféricos, mesmo que inconscientemente, ao colocar tais atores em evidência a partir da cultura Brega. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52146 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Museologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Victor Souza de Azevedo.pdf | 400,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons