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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52126
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Título: | Das (im)possibilidades à criação : a criatividade corporificada na dança |
Autor(es): | AGUIAR, Mariana Bentzen |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Criatividade; Psicologia sociocultural da criatividade; Corporeidade; Dança |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AGUIAR, Mariana Bentzen. Das (im)possibilidades à criação: a criatividade corporificada na dança. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente tese integra-se aos esforços de pesquisas recentes dentro do campo da Psicologia Sociocultural que buscam avaliar se modelos que estudam determinados processos cognitivos dão conta de captar a dimensão corporificada desta função superior. Agregando-se a esse cenário, este trabalho utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sociocultural da Criatividade para investigar o modelo dos 5A. Assim sendo, tem-se como objetivo geral compreender a dimensão corporificada no processo criativo vivenciado por dançarinos. O fenômeno da dança foi eleito como campo de pesquisa com base na compreensão de que, ao estudarmos o processo de externalização do processo criativo de dançarinos (a construção e execução de suas performances), estamos, a todo tempo, lidando com um processo fundamentalmente corporificado. Uma vez que se optou por investigarmos o fenômeno através de estudos de casos, participaram desta pesquisa dois dançarinos (um homem e uma mulher) que tinham graduação em dança e que se dedicam à dança de modo profissional. A fim de captar seus processos criativos, combinaram-se métodos qualitativos de base ideográfica para a construção dos dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista narrativa, vídeos filmados pelos participantes e turnos reflexivos. Todos os dados construídos foram utilizados para que, em cada caso: (1) identificássemos as construções e reconstruções de significado acerca da corporeidade e da dança que foram trazidas explicitamente ou implicitamente pelo participante; (2) observássemos os processos convencionalização<>desconvencionalização presentes nas (re)construções destacadas na etapa anterior; (3) evidenciássemos o contexto do processo criativo ao caracterizar (em uma descrição pormenorizada) os momentos destacados pelos participantes em suas videografias. Uma vez realizada essas três etapas em ambos casos, analisamos todos os achados em busca de uma generalização de caráter abdutivo para, em seguida, retomamos nossa atenção ao modelo dos 5A e fazermos uma análise crítica dele ao confrontá-lo com nossos dados. Através da análise dos dados construídos percebemos que o modelo dos 5A consegue vislumbrar a dimensão corporificada do processo criativo tanto nas metaposições dos participantes, quanto nos seus usos das affordances. No tocante a esse último aspecto, os processos de convencionalização<>desconvencionalização mapeados se mostraram aspectos centrais para compreender os novos usos das affordances. Nossos dados, contudo, parecem ir além do modelo estudado ao expor o que intitulamos nesta tese de uma intencionalidade corporificada. Deste modo, concluímos que algumas adaptações ao modelo seriam necessárias para melhor vislumbrarmos a dimensão corporificada do processo criativo, tais como: adicionar uma nova dimensão (corpórea) às três dimensões já destacadas pela teoria da affordance. Isso, inclusive, permitiria vislumbrarmos a intencionalidade do sujeito criador como também uma intencionalidade corpórea. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52126 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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