Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52121

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorCOSTA, Matheus Barros Carvalho da-
dc.date.accessioned2023-08-31T17:46:23Z-
dc.date.available2023-08-31T17:46:23Z-
dc.date.issued2023-08-10-
dc.date.submitted2023-08-23-
dc.identifier.citationCOSTA, matheus. Aprendizagem Geográfica na Docência Em Geografia e as Redes Digitais na Educação Básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52121-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estimular por meio da instrumentalização didática o uso de metodologias ativas e das redes digitais nas práticas de ensino dos professores de Geografia da Educação Básica, em particular na rede municipal pública e seus rebatimentos na construção do aprendizado discente, acerca da contribuição das redes digitais no ensino de geografia como metodologia ativa. Nesse sentido, a pesquisa que foi dividida em quatro etapas, sendo a primeira etapa de revisão bibliográfica, a segunda etapa, foi caracterizada pelo rastreamento de sites, blogs e redes sociais que abordassem os conhecimentos geográficos, na terceira etapa, foi realizada uma oficina de saberes e por fim na quarta etapa, pós sistematização dos dados se construiu uma sugestão didática. Foi possível identificar a utilização das redes digitais para a aplicação de uma educação libertadora através de novas perspectivas com objetivo central de fazer essa ponte entre os saberes educacionais geográficos nas metodologias ativas e redes digitais.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRedes Digitaispt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.titleAprendizagem geográfica na docência em Geografia e as redes digitais na Educação Básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1421611839175584pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to stimulate, through didactic instrumentalization, the use of active methodologies and digital networks in the teaching practices of Geography teachers in Basic Education, particularly in the public municipal network and their repercussions in the construction of student learning, regarding the contribution of digital networks in teaching geography as an active methodology. In this sense, the research, which was divided into four stages, the first stage being a bibliographic review, the second stage, was characterized by the tracking of websites, blogs and social networks that addressed geographic knowledge, in the third stage, a workshop on knowledge and finally in the fourth stage, after systematization of the data, a didactic suggestion was built. It was possible to identify the use of digital networks for the application of a liberating education through new perspectives with the central objective of making this bridge between geographic educational knowledge in active methodologies and digital networks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6690-0210pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Matheus Barros Carvalho da Costa.pdf5,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons