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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52110
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Título : | Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática : percepções de professores de matemática no contexto de uma escola pública do munícipio de Triunfo-PE |
Autor : | SANTOS, Joseilda Aparecida da Silva |
Palabras clave : | Lei no 10.639/2003; Matemática – Estudo e ensino; Educação - Relações étnicas; Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 14-jun-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Joseilda Aparecida da Silva. Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática: percepções de professores de matemática no contexto de uma escola pública do munícipio de Triunfo-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | No contexto atual da educação, é notória a necessidade de se abordar a Matemática de forma ampla, indo além das quatro operações e considerando as questões sociais que são inerentes aos estudantes, principalmente os aspectos étnico-raciais que circundam a vida de muitos deles. É evidente que a escola é o espaço onde a conscientização a respeito das relações raciais carece de ser primordialmente trabalhada e debatida, para que, possivelmente, a justiça racial no nosso país deixe de ser uma alegoria e passe a ser uma realidade. Nesse ínterim, a tarefa do professor tem grande importância na concretização de diferentes metas pautadas pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei nº 10.639/2003. Portanto, preocupa-nos investigar a percepção dos professores de matemática de uma escola sobre a perspectiva de uma educação, nesta disciplina antirracista, articulada à Lei no 10.639/2003. Para os objetivos específicos, propomos analisar as compreensões dos docentes de matemática sobre a Lei no 10.639/2003 e sobre a educação das relações étnico-raciais, averiguar a concepção que eles possuem da matemática e de seu ensino, considerando-se este a partir das relações étnico-raciais. Os procedimentos metodológicos que delineiam o presente estudo estão pautados nos parâmetros da pesquisa exploratória e de campo, com análise descritiva. O presente trabalho divide-se em duas etapas. Para o alcance da primeira, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que deu embasamento ao estudo, à análise e à exposição dos aspectos relacionados, que inclui a referida lei e as diretrizes curriculares da Educação das relações étnico-raciais. A segunda etapa foi realizada com dois professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental; para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, que aconteceu através da ferramenta de videoconferência Google Meet, utilizando a gravação para o registro das informações. Na entrevista, foram indagados aspectos sobre o conhecimento dos professores a respeito da Lei no 10.639/2003 e o ensino de Matemática. Tendo em vista os resultados do estudo com os docentes participantes, ficou evidente que eles não têm subsídios para a abordagem da temática, o que indicou o desconhecimento deles sobre a abrangência e aplicação da lei. Revelou-se ainda que os professores possuem escassas abordagens didáticas para aplicação da temática em sala de aula, isso por falta de um trabalho direcionado pela escola, como também pela ausência da abordagem do tema nos cursos de formação inicial e continuada. A lei é justaposta de maneira superficial, voltada para aspectos mínimos da cultura africana e não procura uma profundidade que crie um real conhecimento sobre os povos africanos, suas culturas e suas histórias. Mesmo diante desse cenário, eles acreditam ser imprescindível abordar a temática étnico-racial em suas aulas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52110 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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