Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5207
Título: Técnicas de otimização por aproximação sequencial aplicadas a ajuste de histórico na simulação de reservatórios
Autor(es): CARMO, Andréa Leite do
Palavras-chave: Simulação de Reservatórios; Otimização por Aproximação Sequencial; Ajuste de Histórico
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Leite do Carmo, Andréa; Brito Willmersdorf, Ramiro. Técnicas de otimização por aproximação sequencial aplicadas a ajuste de histórico na simulação de reservatórios. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O principal problema do uso de otimização com simulações em projetos de engenharia de petróleo se deve a extensiva demanda computacional requerida, devido principalmente à grande quantidade de simulações numéricas realizadas durante o processo. Neste trabalho é apresentada uma alternativa para superar tal dificuldade, utilizando-se funções substitutas - através da construção de modelos substitutos (metamodelos) - que são menos custosas de serem realizadas, no qual amenizam o esforço computacional gerado durante o processo de otimização existente para esta classe de aplicação. Desta maneira, torna-se viável a utilização de um algoritmo de otimização, sem a necessidade de executar o simulador numérico de uma forma intensiva. A simulação numérica permite a obtenção de uma previsão do comportamento do reservatório com base em um modelo numérico, previamente construído a partir de diversos parâmetros gerados durante a caracterização do campo de petróleo. Após a construção de um modelo numérico a sua validação com histórico de produção é feita através do ajuste de histórico onde o modelo de reservatório é corrigido para que os resultados obtidos pelo simulador reproduzam os resultados observados, sendo através desse processo gerado uma boa caracterização de reservatório de petróleo e consequentemente uma boa previsão de produção. Isto posto, este trabalho buscou desenvolver uma metodologia para automatizar o processo de ajuste de histórico de produção por um ajuste assistido, em simulação numérica de reservatório de petróleo, através da minimização matemática de uma função-objetivo utilizando-se de um método de otimização baseado na estratégia de Otimização Aproximada Sequencial (SAO). Para o desenvolvimento do sistema foram implementadas rotinas em OCTAVE, posteriormente integradas ao DAKOTA e ao simulador IMEX, permitindo o funcionamento da metodologia através da troca de dados entre esses programas. Como resultado desse trabalho obteve-se, através da simulação numérica de reservatória, dados para avaliar o processo de ajuste de histórico, utilizando-se de técnicas de otimização por aproximação sequencial, visando encontrar um modelo ajustado que será utilizado para realizar previsões futuras do reservatório, provendo subsídios para uma explotação mais confiável
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5207
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2222_1.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.