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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52068
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Everaldo Fernandes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Paulo de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T16:52:08Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T16:52:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Paulo de Azevedo. Capoeira, filosofias africanas e educação popular: o corpo como texto e as gingas como grafias que expressam subjetividades em movimento emancipatório em Tamandaré-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52068 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado intenciona uma educação antirracista, servindo-se das filosofias africanas potentes nas rodas de capoeira. Objetivou compreender os processos de reversão subjetiva racista na Associação de Capoeira Semente de Ouro em Tamandaré-PE. Assim, pretendeu identificar os mecanismos de inferiorização de corpos negros, nomear os saberes que fortalecem e valorizam a identidade afro- diaspórica, as temporalidades e as ferramentas emancipatórias. Servimo-nos de Oruka (1994; 2002), Machado (2014; 2019), Renato Noguera (2010; 2011; 2013), os saberes de Amenemope e Òrúnmìlá e Frantz Fanon (1965; 1980; 2008). Também as contribuições da Educação Popular: Freire (1987; 1996), Brandão (2009; 2019; 2022; S/D) e Jara (2020). E dos capoeiristas que nos ajudaram a refletir a capoeira dentro de outra lógica, a partir de um espaço em movimento que educa e contribui na superação das subjetividades subalternizadas dos sujeitos negros. A natureza dessa pesquisa é qualitativa (MINAYO 2007), tendo como método o Estudo de Caso Alargado (LAGE 2013; SANTOS 1983), como coleta nos servimos da observação participante, da entrevista semiestruturada e como chave interpretativa a Análise de Conteúdo (BARDIN 2011). Concluímos que o grupo de Capoeira Semente de Ouro produz uma educação que reverte as subjetividades subalternizadas, através de saberes produzidos no sentir-pensar tecidos nos treinos, nas rodas dialógicas, na retomada da memória coletiva e na musicalidade sob o lastro das Filosofias Africanas. Outrossim, os modos e ferramentas manifestam-se na utilização das técnicas, na sinergia do grupo(axé), na circularidade que fomenta pertencimento e identidade e nas falas dos contramestres que integram o eu-tu, o tu-grupo/ancestralidade, o grupo-sociedade e lutas pela afirmação dos corpos negros que mobilizam desejos, sonhos e gingas na capoeira e na vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Filosofia africana | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Capoeira, filosofias africanas e educação popular : o corpo como texto e as gingas como grafias que expressam subjetividades em movimento emancipatório em Tamandaré-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4579657412148085 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0104022108712505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | La presente dissertacion de la maestría intenta una educación antirracista, utilizando las filosofías africanas que son potentes en los círculos de capoeira. Destinado a comprender los procesos subjetivos de reversion racista en la Associação de Capoeira Semente de Ouro en Tamandaré-PE. Así, tuvo objetivo de identificar los mecanismos de inferiorización de los cuerpos negros, nombrar los conocimientos que fortalecen y valoran la identidad afrodiaspórica, las temporalidad y las herramientas emancipatorias. Usamos Oruka (2002; 1994), Machado (2019; 2014), Renato Nogueraa (2011; 2010; 2013), los saberes de Amenemope y Òrúnmìlá y Frantz Fanon (1965; 1980; 2008). Tambien las contribuicones de la Educacion Popular: Freire (1996; 1987), Brandão (2009; 2019; 2022; S/D) y Jara (2020). Y de los capoeiristas que nos ayudaron a hacer reflexiones sobre la capoeira dentro de una otra lógica, desde un espacio en movimiento que educa y contribuye a la superación de las subjetividades subalternas de los sujetos negros. La naturaleza de la pesquisa es cualitativa (MANYO 2007), tiendo como lo método el Estudio de Caso Alargado (LAGE 2013; SANTOS 1983), como colecta nos servimos de la observación participante, de la entrevista semiestructurada y como clave interpretativa la Analise del Conteúdo (BARDIN, 2011). Concluimos que el grupo de Capoeira Semente de Ouro produce una educación que revierte las subjetividade subalternas, a través de los conocimientos producidos en lo senti-pensar tejido en los treinos, en los círculos dialógicos, en la recuperacion de la memoría colectiva y en la musicalidad bajo el lastre de las filosofías africanas. Asimismo, los modos y herramientas se manifiestan la utilización de las tecnicas, en la sinergia del grupo (axé), en la circularidad que propicia pertencimiento y identidad y en las palabras de los contramestres que integran lo yo-tu, lo tu-grupo/ancestralidad, lo grupo-sociedad y luchas pela afirmación de los cuerpos negros que mobilizan desejos, sueños y gingas en la capoeira y en la vida. | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present master dissertation intends to promote anti-racist education, making use of the potent African philosophies in capoeira circles. It aims to understand the processes of reversing racist subjectives in the Associação de Capoeira Semente de Ouro in Tamandaré-PE. Thus, it intends to identify the mechanisms of inferiority of black bodies and to name the knowledge that strengthen and value the Afro-diasporic identity, temporalities and emancipatory tools. We used Oruka (2002; 1994), Machado (2019; 2014), Renato Noguera (2011; 2010; 2013), the knowledge of Amenemope and Òrúnmìlá and Frantz Fanon (1965; 1980; 2008). Also the contributions of Popular Education: Freire (1996; 1987), Brandão (2009; 2019; 2022; S/D) and Jara (2020). And of the capoeiristas who helped us to reflect on capoeira within another logic, as a moving space that educates and contributes to overcoming the subaltern subjectivities of black subjects. The nature of this research is qualitative (MINAYO 2007), using the Extended Case Study method (LAGE 2013; SANTOS 1983). As methods of collection, we used participant observation and semi-structured interview, and Content Analysis as an interpretative key (BARDIN 2011) . We conclude that the Capoeira Semente de Ouro group produces an education that reverses subaltern subjectivities, through knowledge produced in the feeling-thinking woven in training, in dialogic circles, in the resumption of collective memory and in musicality under the ballast of African Philosophies. Furthermore, the ways and tools manifest in the use of techniques, in the synergy of the group (axé), in the circularity that fosters belonging and identity and in the speeches of the foremen who integrate the I-you, the you-group/ancestry, the group -society and struggles for the affirmation of black bodies that mobilize desires, dreams and gingas in capoeira and in life. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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