Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52041

Compartilhe esta página

Título: Estudo preliminar de propriedades biológicas de extratos da macroalga Padina pavonica (linnaeus) thivy 1960 e sua incorporação na produção de revestimento comestível ativo para a conservação pós-colheita de mangas Tommy atkins
Autor(es): SILVA, Manoely Virgínia Duarte de Barros
Palavras-chave: Química inorgânica; Algas marinhas; Atividade biológica; Filme ativo; Qualidade pós-colheita
Data do documento: 24-Out-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Manoely Virgínia Duarte de Barros. Estudo preliminar de propriedades biológicas de extratos da macroalga Padina pavonica (linnaeus) thivy 1960 e sua incorporação na produção de revestimento comestível ativo para a conservação pós-colheita de mangas Tommy atkins. 2022. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presença de metabólitos secundários é responsável por uma variedade de propriedades biológicas identificadas em algas marinhas. Inicialmente, este estudo identificou através de teste qualitativo, a presença de metabólitos (alcaloides, terpenóides, esteroides, saponinas, flavonoides, cumarinas e quinonas) em extratos aquoso (EAq), alcóolico (EEtOH) e hidroalcóolico (EHA) de Padina pavonica. O potencial antioxidante de EAq foi verificado a partir do teor de compostos fenólicos equivalente a 736,17 mg EAG/g extrato; e de seu IC50, que na concentração de 116,10 μg/mL foi responsável por diminuir a atividade inicial do radical livre DPPH em 50 %. EAq também apresentou potencial antimicrobiano, com IC50 de 500; 250; 250; 125 e 62,50 μg/mL frente as bactérias Acinetobacter baumanni, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, respectivamente. A concentração responsável por inibir 100 % do crescimento de fungos do gênero Alternaria, Colletotrichum e Fusarium variou de <4 a 2048 μg/mL para os extratos da alga. A viabilidade celular dos extratos foi avaliada em células de fibroblasto de pele humana (HFF-1), com EAq nas concentrações 0,5 e 5 μg/mL apresentando-se como não citotóxico. A morfologia característica da célula, em seu formato espraiado, e o seu volume celular também foram mantidos após o tratamento. A análise quantitativa da resposta migratória de fibroblastos apresentou níveis basais de fechamento por arranhão em 48 horas de 92,61 % para o grupo tratado com EAq (0,5 μg/mL). O tratamento com EAq (50 mg/Kg) reduziu a dor dos animais em 89,4 %. Atividade anti-inflamatória equivalente a 95,5 % na primeira hora do teste foi identificada para o grupo tratado com EAq (50 mg/Kg). A partir da avaliação de toxicidade aguda, os extratos de P. pavonica classificaram-se, segundo o protocolo da OECD, na categoria 5 (dose > 200 mg/Kg). Explorando o potencial biológico de EAq, a segunda etapa do trabalhou consistiu no estudo da eficácia do biopolímero alginato de sódio incorporado com P. pavonica no desenvolvimento de revestimento comestível com propriedades mecânicas, antioxidantes e antimicrobianas importantes para a manutenção da qualidade sensorial e nutricional de mangas Tommy Atkins armazenadas a 10 oC por 20 dias. Os filmes obtidos a partir do revestimento foram caracterizados através das técnicas de espectroscopia do infravermelho com transformada de Fourrier (FTIR) e análise termogravimétrica (TGA). As micrografias obtidas utilizando a microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostraram a eficácia do revestimento desenvolvido em recobrir a superfície da fruta, ao se observar a presença de uma matriz com baixa porosidade. Por fim, a avaliação dos parâmetros cor da casca e polpa, firmeza e índice de perda de massa, sólidos solúveis totais e potencial hidrogeniônico mostraram redução no processo respiratório das mangas revestidas, apontando uma alternativa eficaz para a preservação da manga.
Descrição: SILVA, Manoely Virgínia Duarte de Barros, também é conhecida em citações bibliográficas por: SOUZA, Manoely Virgínia Duarte de Barros Silva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52041
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Manoely Virginia Duarte de Barros Silva.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons