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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52037
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Título : | Aplicação multitemporal de modelo hidrossedimentológico USLE em uma microbacia do Agreste pernambucano: indicações para ensino do solo. |
Autor : | SILVA, Raul Gomes da |
Palabras clave : | Equação Universal de Perda dos Solos; Erosão dos solos; Plano de Aula |
Fecha de publicación : | 21-jul-2022 |
Citación : | Silva, Raul . Aplicação multitemporal de modelo hidrossedimentológico USLE em uma microbacia do Agreste pernambucano: indicações para ensino do solo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Conforme o passar dos anos, a compreensão da dinâmica das paisagens está a tornar-se cada vez mais uma necessidade na nossa sociedade. O mau uso do solo, assim como o uso abusivo de seus recursos naturais são em geral, um pré-requisitos para um futuro incerto em termos de conservação do solo e da vida que este suporta. Um dos processos superficiais mais perturbado por influências antropogênicas é a erosão do solo, que ocorre principalmente através do uso imoderado ou da exploração do solo em condições extremas, majoritariamente através do desmatamento e da implantação do cultivo ou da criação de pastagens sem estudos de precaução. Devido a estes processos em questão, este estudo baseia-se em um método baseado próprio a utilização de práticas de conservação, por viés de modelos matemáticos para quantificar a erosão do solo. O modelo utilizado para este estudo foi a Equação Universal de Perda de Solos (USLE), este modelo tem em conta fatores naturais e antrópicos que podem ser avaliados com a ajuda da geotecnologia. O estudo para mensurar a perda média de solo na área de estudo foi definida na escala temporal de análise de 21 anos, com último ano dos cenários envolvidos finalizando em 2021. A definição da álgebra de mapas proposta pela metodologia da USLE conclui a perda de solos média para a área de estudo foi de 2,11tons/ano. Conforme as características predominantes da área de estudo, à baixa espessura da vegetação local em conjuntura com a rugosidade e declividade do terreno se demonstraram fatores de extensão dos processos erosivos na região. E diante destes critérios, mesmo com a extensa antropização da paisagem rural do município pela agricultura e pastagem, a área de estudo obteve uma taxa média considerada baixa no que cerne a produção de sedimentos. Estes valores amenos de erosão identificados pela USLE são coniventes com os níveis de pluviosidade leves a moderados na microbacia, onde, em conjuntura com a baixa declividade local, acaba por resultar em dinâmicas discretas no tocante a erosão pluvial. Por intermédio deste aporte teórico desenvolvido com uso da USLE, foi proferido um plano de ensino para representar estes resultados de maneira que se adeque as necessidades do ensino em nível escolar, principalmente para estudantes em nível de ensino médio. Para atender a esta demanda, foi proposto a aplicação de um modelo de simulação de erosão, onde obteve-se como conclusão que, a USLE propôs um arcabouço teórico de extrema qualidade, no qual pode se adequar perfeitamente as demandas de uma aula didática, informativa, e que possa trazer benefícios acerca da conscientização sobre erosão dos solos no país. O experimento de erosão se mostrou adequado, uma vez que o estudante compreende de maneira didática os processos de intensidade de erosão hídrica em vertentes, relacionada as formas de uso e cobertura da terra. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52037 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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