Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52031

Compartilhe esta página

Título: Circulação horizontal em espaços com dimensões reduzidas: um estudo de caso no habitacional popular Dom Helder, no Recife-PE.
Autor(es): NASCIMENTO, Cristiane Mirelle Alves do
Palavras-chave: Habitação popular; Paraplégicos; Projeto de acessibilidade; Decoração de interiores
Data do documento: 11-Jul-2017
Citação: NASCIMENTO, Cristiane Mirelle Alves do. Circulação horizontal em espaços com dimensões reduzidas: um estudo de caso no habitacional popular Dom Helder, no Recife-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Junto com o crescimento dos projetos habitacionais destinados para população de baixa renda, cresceu também o número de ambientes padronizados e com dimensões reduzidas. Cada vez mais, tais moradias passaram a ser projetadas sem a consideração da diversidade dos usuários para qual se destinam, resultando em circulações horizontais inadequadas para o uso. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que possui como objetivo propor recomendações acessíveis para a correta circulação horizontal das moradias populares, que estão sendo direcionadas para moradores cadeirantes. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre os conceitos que envolvem o objeto de estudo, como conhecimentos teóricos relacionados às normas e leis de acessibilidade, habitação popular, design de interiores e ambientes reduzidos. Além disso, foi realizada uma visita ao local de estudo onde houve a coleta de dados, com o intuito de conhecer suas características dimensionais e a relação do usuário ao utilizar os espaços. Com os dados, foi realizada uma análise da circulação através do Método de Avaliação da Circulação Horizontal Interna dos Ambientes – MACHIA, onde foi avaliada a situação da circulação que o ambiente apresenta. Com isso, o trabalho apresenta recomendações das quais o ambiente deveria dispor, desenvolvidas com base nas correções dos pontos inadequados identificados. Além de apresentar a aplicação das recomendações no ambiente, como uma forma de entender como a moradia deveria ser projetada, podendo também ser utilizada como modelo para futuras edificações que consideram a acessibilidade e as características de seus usuários em seu desenvolvimento de projetos. Compreendemos que a moradia é um quesito necessário para a vida humana e que está totalmente ligada ao seu bem-estar e inclusão do indivíduo na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52031
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Cristiane Mirelle Alves do.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons