Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52025

Comparte esta pagina

Título : Análise do potencial anti-inflamatório, antitumoral e antimetastático do extrato de Sorghum bicolor L. Moench
Autor : BARROS, Benaia Gonçalves de França
Palabras clave : Energia nuclear; Sorghum bicolor; Atividade antitumoral; Atividade anti-inflamatória; Potencial antimetastático; Modelo 4T1
Fecha de publicación : 16-sep-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARROS, Benaia Gonçalves de França. Análise do potencial anti-inflamatório, antitumoral e antimetastático do extrato de Sorghum bicolor L. Moench. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) apresenta substâncias com propriedades bioativas importantes no combate ao câncer de mama e a inflamações. O câncer de mama é o mais comum em mulheres no mundo e os processos inflamatórios são bastante recorrentes nos indivíduos, por se tratar de uma resposta natural do organismo às infecções ou lesões. O objetivo deste trabalho foi analisar o potencial anti-inflamatório, antitumoral e antimetastático do extrato de sorghum bicolor L. Moench. O extrato de sorgo foi obtido através dos grãos processados e a análise fitoquímica foi realizada através de GCMS e UPLC-MS. A toxicidade do extrato foi avaliada através do ensaio de Artemia salina e de viabilidade celular por meio do método de suforrodomina B (SRB) em linhagens de células saudáveis CHO e tumorais 4T1. Para a avaliação antitumoral, foi realizada previamente a determinação da dose letal (DL50) e posteriormente a análise antitumoral em linhagens de tumor de mama triplo negativo 4T1 em camundongos Balb/c (Mus musculus). A avaliação anti- inflamatória foi realizada por meio do método do edema de pata induzido por carragenina em camundongos Swiis (Mus musculus) e a análise antimetastática do tumor de mama 4T1 foi obtida através de imagens em microSPECT/CT. Nos resultados da análise através de GCMS o extrato de sorgo apresentou compostos fenólicos como os ácidos pentadecanoico, hexadecanoico, octadecanoico, 9,12-ácido octadecadienoico (Z,Z)- e is-11-ácido eicosenoico. Na análise por UPLC-MS o extrato apresentou flavonoides como luteolina e kaempferol. O extrato apresentou toxicidade moderada no ensaio de Artemia salina de 476.9 μg/mL e foi possível determinar o IC50 em linhagens de células saudáveis CHO e tumorais 4T1. No tempo de tratamento de 48 h o IC50 em linhagens CHO foi de179.2 e em linhagens 4T1 foi de 234.3 mg/mL, já no tempo de tratamento de 72 h o IC50 em linhagens CHO foi de 116.9 e em linhagens 4T1 foi de 264 mg/mL. O extrato de sorgo não apresentou atividade antitumoral no ensaio in vivo, no tumor de mama 4T1, contudo apresentou um efeito pró-tumoral. Não foi observada metástase óssea proveniente do tumor de mama 4T1. Com relação ao potencial anti-inflamatório, o extrato do sorgo apresentou um efeito bastante satisfatório na redução do processo inflamatório. O sorgo possui um potencial terapeutico anti-inflamatório, no entanto seus efeitos antitumoral e antimetastático em câncer de mama merecem ser avaliados utilizando outras cultivares de sorgo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52025
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Benaia Gonçalves de França Barros.pdf1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons