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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51978

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Bruno Xavier da Silva-
dc.contributor.authorLEMOS, Andalyane de Souza-
dc.date.accessioned2023-08-21T14:01:17Z-
dc.date.available2023-08-21T14:01:17Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.date.submitted2023-08-17-
dc.identifier.citationLEMOS, Andalyane de Souza. Crianças e creches: recomendações para o norteamento adaptativo do ambiente interno de recreação em um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51978-
dc.description.abstractO desenvolvimento das crianças se mostra cada vez mais precoce e, com isso, a curiosidade de analisa-las em seus primeiros anos de vida. Com a preservação dos valores educacionais no início da vida, vemos o quanto pode fazer diferença quando adulto. A creche é um local de educação infantil onde, junto com os pais, formam crianças para enfrentar seus medos e sonhos, tornando-os cidadãos. A importância de um ambiente de ensino adaptável para crianças, é que o foco delas está apenas para o aprendizado, o ambiente ao redor deve fazer parte disso, deve auxiliar na educação, facilitando o dia-a-dia das crianças e educadores, trazendo conforto e acessibilidade. Tendo como objetivo propor recomendações para o norteamento adaptativo do ambiente interno de recreação. Nesta pesquisa foram abordadas questões voltadas a Ergonomia do Ambiente Construído, que contribui para uma adaptação do ambiente creche de forma que os obstáculos analisados sejam esclarecidos e solucionados. A metodologia abordada abrange o método indutivo e utilizou do procedimento estruturalista, seguindo o método para Projetos de Construção Centrados no Usuário de Attainesse e Duca (2012), a fim de lançar recomendações ergonômicas para o norteamento do ambiente interno de recreação de uma creche pública, localizada na cidade de João Alfredo, Pernambuco. Por fim, recomendações que norteiam o ambiente foram estabelecidas, podendo auxiliar projetos futuros.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectDecoração de interiorespt_BR
dc.titleCrianças e creches: recomendações para o norteamento adaptativo do ambiente interno de recreação em um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234637867733181pt_BR
dc.description.abstractxThe development of children is becoming more and more precocious and, with this, the curiosity to analyze the children in their first years of life. With the preservation of educational values in early life, we see how much can make a difference as an adult. The nursery is a place of early childhood education, where together with the parents, they form children to face their fears and dreams, making them citizens. The importance of an adaptive teaching environment for children is that their focus is only for learning, the surrounding environment should be a part of this, it should aid in education, facilitating the day-to-day of children and educators, bringing comfort and accessibility. Aiming to propose recommendations for the adaptive orientation of the internal recreation environment. In this research, issues related to Ergonomics of the Built Environment were addressed, which contributes to an adaptation of the nursery environment so that the obstacles analyzed are clarified and solved. In this research, the methodology was applied inductively and used the structuralist procedure, following the method for User-Centered Construction Projects of Attainesse and Duca (2012), for ergonomic recommendations to guide the internal recreation environment of a public nursery located in the city of João Alfredo, Pernambuco. Finally, recommendations that guide the environment have been established and may help future projects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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