Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51938

Share on

Title: Meditação na redução de estresse e ansiedade em estudantes universitários: revisão Integrativa.
Authors: SOUSA, Conceição Aparecida Silva
PAIVA, Mikaella Silva
Keywords: ansiedade; meditação; estudantes universitários
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: SOUSA, Conceição Aparecida Silva; PAIVA, Mikaella Silva. Meditação na redução de estresse e ansiedade em estudantes universitários: revisão Integrativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A meditação consiste em um conjunto de técnicas que visam a interação entre corpo, mente e percepção do mundo, gerando no indivíduo que a prática, uma sensação de bem-estar, melhoria na concentração e em quadros de depressão e ansiedade. Os estudantes universitários, devido às demandas de atividades requeridas pelo sistema educacional, estão sujeitos a estresse, ansiedade e cansaço; e relacionando o uso da meditação voltada ao cenário universitário para melhoria do estudante, e o que se tem na literatura científica acerca do tema, é no que consiste a base da pesquisa. Através de uma revisão integrativa e com a utilização dos descritores em ciências da saúde, os artigos foram selecionados e organizados no software online-Rayyan. A amostra para estudo foi de onze artigos, que constaram de pesquisas científicas que tiveram como resultado a melhoria do quadro de ansiedade, estresse e aumento de concentração dos estudantes. A meditação por ser uma técnica acessível, auxilia ao estudante universitário na melhoria de estresse e aumento de concentração, necessários para uma qualidade de vida acadêmica profissional de qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51938
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CONCEIÇÃO APARECIDA SILVA SOUSA e MIKAELLA SILVA PAIVA (2).pdf520,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons