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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51935

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Título: Stargender: de Ziggy à superfície.
Autor(es): GALVÃO, Elizeu Emerson Silva
Palavras-chave: Stardust, Ziggy (personagem fictício); Tecidos - Estampa; Semiótica
Data do documento: 29-Nov-2017
Citação: GALVÃO, Elizeu Emerson Silva. Stargender: de Ziggy à superfície. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade a criação de uma coleção de estampas têxteis direcionadas para o público-alvo consumidor genderless, inspirada nos conceitos que constituíram o personagem Ziggy Stardust, performado pelo artista David Bowie nos anos 1972 e 1973, tomando os elementos que compunham a sua caracterização, como maquiagens, cabelos, figurinos e acessórios, como referências visuais para o desenvolvimento das estampas. Para dar cabo a este conteúdo, foi necessário analisar o visual do personagem e seu contexto performático, e isso foi realizado por meio da aplicação dos conceitos da semiótica peirceana. Assim, o trabalho é dividido em sete partes: A primeira introduz todo o Trabalho de Conclusão de Curso; a segunda contempla a fundamentação teórica sobre o contexto cultural, social e midiático em que o personagem estava inserido; a história e obra de Ziggy; o figurino como elemento de composição e comunicação de personagens; os fundamentos da semiótica peirceana através de alguns dos seus principais teóricos; os fundamentos do Design de Superfície, estamparia têxtil e técnicas projetivas; encerrando a abordagem teórica com a temática de linguagem, composição visual e fundamentos do Design. Na terceira parte, são explanados os procedimentos metodológicos relacionados à análise visual de imagens e ao desenvolvimento criativo em Design de Superfície. Na quarta parte, são apresentados os materiais imagéticos de duas maquiagens, um cabelo e dez figurinos que foram analisados e utilizados como referências visuais. Na quinta parte, são apresentadas as adaptações e aplicações das metodologias. Na sexta parte, apresentamos os resultados das análises que desenvolvemos a partir da metodologia do DNA da Imagem de Moda, que utilizamos como instrumento analítico, e o relatório projetual contendo todo o desenvolvimento da coleção que parte de uma abordagem criativa em Design de Superfície. Por fim, na última parte, concluí-se o trabalho apresentando as seis estampas e todo o material desenvolvido para a coleção intitulada de STARGENDER.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51935
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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