Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51930

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorBARROS, Anderson Henrique Costa-
dc.date.accessioned2023-08-17T11:15:50Z-
dc.date.available2023-08-17T11:15:50Z-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.citationBARROS, Anderson Henrique Costa. Letramento estatístico em cursos de licenciatura em educação do campo: diálogo e investigação com professores formadores. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51930-
dc.description.abstractA Educação do Campo tem origem nas lutas dos movimentos sociais pelo direito à terra e à educação pública de qualidade socialmente referenciada, pensada junto aos povos do campo para contribuir com a melhoria das escolas do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) fazem parte das políticas públicas de formação inicial de professores do campo comprometidos com a Educação Básica das populações campesinas. O Letramento Estatístico está relacionado à leitura e interpretação crítica de dados estatísticos publicadas nos veículos de comunicação por meio de textos, gráficos e tabelas. Uma pessoa estatisticamente letrada pode se posicionar criticamente diante de dados estatísticos e se comunicar com outras pessoas para possíveis tomadas de decisão em contextos sociais com base nessas informações. Portanto, o Letramento Estatístico pode impactar a vida das pessoas do campo ao favorecer a leitura de suas realidades. Nesse sentido, é importante abordar aspectos da educação estatística na perspectiva do Letramento Estatístico na formação inicial de professores do campo. Esta tese foi motivada pelas seguintes questões de investigação: Como componentes curriculares das LEdoC abordam conteúdos de estatística? Quais as concepções dos professores formadores das LEdoC sobre o ensino da estatística? Como as atividades podem potencializar a criticidade no ensino de estatística por professores formadores da LEdoC para promover o Letramento Estatístico? O objetivo geral da pesquisa foi analisar, à luz das perspectivas de Letramento Estatístico e da Educação Matemática Crítica, as concepções de professores formadores de cursos de Licenciatura em Educação do Campo sobre o ensino de estatística. O estudo tem como base o princípio da Educação do Campo, o modelo de Letramento Estatístico de Iddo Gal e conceito de diálogo proposto por Ole Skovsmose inspirado na dialogicidade em Paulo Freire. A produção de dados envolveu a análise dos Projetos Políticos de Curso (PPC) de cinco instituições de Ensino Superior que oferecem a formação de professores do campo de Matemática e Ciências Naturais. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores formadores que lecionam componentes curriculares relacionados a conteúdos de estatística e matemática nos cursos de LEdoC selecionados. Embora as análises dos PPC tenham sugerido que existem conteúdos estatísticos que podem ser relacionados aos contextos de campo, os documentos curriculares deveriam ser mais explícitos sobre essas relações abordando referências produzidas por grupos de pesquisa, revistas científicas, dissertações e teses que discutem educação estatística em contexto do campo que poderia contribuir para a promoção do Letramento Estatístico. As entrevistas com os professores formadores apontaram potencialidades para a promoção do Letramento Estatístico em uma concepção dialógica realizado no Tempo Universidade e Tempo Comunidade quando as atividades estatísticas envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais em contextos do campo e envolvem diálogo, investigação e crítica para a produção de dados nas comunidades dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação rural - professorespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleLetramento estatístico em cursos de licenciatura em educação do campo : diálogo e investigação com professores formadorespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Aldinete Silvino de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8338171240202601pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxField Education originates from the struggles of social movements for the right to land and public and socially referenced education, designed with the field people of the countryside to contribute to improving the quality of field schools. The undergraduate courses in Field Education (LEdoC) are part of public policies for the initial teacher education of field teachers committed to providing Basic Education for field people. Statistical literacy is related to reading and critically interpreting published statistical information in communication vehicles through texts, graphs, and tables. A statistically literate person can position themselves critically in the face of statistical data and communicate with other people for possible decision-making in social contexts based on its statistical information. Therefore, statistical literacy impacts the lives of field people by favoring readings of their realities. In this sense, it is important to address aspects of statistical education from the perspective of statistical literacy in the initial field teacher education. This thesis was motivated by the following research questions: What curricular components of the LEdoC address statistics content? What are the conceptions of the LEdoC lecturers about the teaching of statistics? How can activities enhance criticality in the teaching of statistics by lecturers who teach LEdoC to promote statistical literacy? The general objective of the research was to analyze, in the light of the perspectives of Statistical Literacy and Critical Mathematics Education, the conceptions of lectures who teach courses of Degree in Field Education about the teaching of statistics. The study is based on the principle of Field Education, Statistical Literacy model of Iddo Gal, the concept of dialogue proposed by Ole Skovsmose inspired by dialogicity in Paulo Freire. The production of data involved the analysis of the Political Course Projects (PPC) of five Higher Education Institutions that offer courses of Mathematics and Natural Sciences teachers. In addition, interviews were conducted with lecturers who teach curricular components related to statistics content in the selected courses. Although the analysis of the PPC suggested that there are statistics contents which can be related to the field contexts, the curricular documents should be more explicit on those relationships, which could promote the statistical literacy. The interviews with the lecturers indicated potentialities for the promotion of statistical literacy in a dialogic conception when the statistics activities involve social aspects, political, economic, and cultural life of field people.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Anderson Henrique Costa Barros.pdf4,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons