Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5193
Título: Uma proposta para a integração de sistemas de gestão
Autor(es): CAMPOS, Carlos Alberto de Oliveira
Palavras-chave: Sistemas de gestão; Sistemas integrados de gestão; Programação matemática.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alberto de Oliveira Campos, Carlos; Dumke de Medeiros, Denise. Uma proposta para a integração de sistemas de gestão. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A integração de sistemas de gestão é abordada na literatura pesquisada mais como um alinhamento de normas de sistemas de gestão, no entanto, uma integração de sistemas de gestão não deve limitar-se a apenas alinhamento. Não há na literatura um consenso do que seja uma integração de sistemas de gestão, pois alguns autores entendem uma integração como sendo alinhamento normas de sistemas de gestão, outros, sem discordar da importância do alinhamento, incorporam outros elementos como o fator humano. Não foi identificada dentro da pesquisa bibliográfica realizada nenhuma abordagem que fizesse uso de matemática, então propõe-se, neste trabalho, apresentar uma definição de integração de sistemas de gestão com base na Teoria Geral dos Sistemas e da Teoria dos Conjuntos que comporte e amplie as já pesquisadas. O número de sistemas de gestão normalizados tem aumentado continuamente, tendo sido o da Qualidade o primeiro, vindo logo em seguida o Ambiental. Há também uma tendência de se ampliar o número de sistemas de gestão dentro das organizações e tem-se verificado que redundâncias de atividades entre os sistemas isolados geram custos que poderiam ser evitados quando da integração desses sistemas de gestão. Observa-se, ainda, que há uma lacuna na literatura da área entre o momento da decisão de se adotar um Sistema Integrado de Gestão e sua implementação. Este trabalho, de cunho epistemológico, propõe uma abordagem sistêmica para uma etapa anterior à da implementação da integração, ou seja, a fase de estudo sobre a viabilidade e elaboração de projeto. Uma vez ampliado o conceito de integração de sistemas de gestão, de forma a contemplar o alinhamento de normas, o compartilhamento dos recursos humanos e de se entender um Sistema Integrado de Gestão à luz da Teoria Geral dos Sistemas, procurou-se fazer uso de Programação Matemática na integração dos recursos humanos. As atividades dos sistemas com suas entradas, saídas, processadores e acoplamentos, foram aplicadas de forma análoga a um diagrama de circuito elétrico, facilitando a visualização e estudos de integração de sistemas. O modelo proposto de integração de sistemas de gestão foi aplicado em uma organização do setor de energia elétrica, tendo mostrado sua viabilidade na otimização de recursos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5193
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7437_1.pdf850,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.