Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5191
Título: Proposição de uma metodologia para a avaliação do aproveitamento da energia eólica em ambiente urbano
Autor(es): VALENÇA, Daniel Arraes de Alencar
Palavras-chave: Engenharia Mecânica;Energia Eólica;Ferramenta Computacional;Campos de Vento
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Arraes de Alencar Valença, Daniel; Mauricio Araujo, Alex. Proposição de uma metodologia para a avaliação do aproveitamento da energia eólica em ambiente urbano. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia para avaliação do aproveitamento da energia eólica em ambiente urbano. O método proposto consiste na extração e aquisição digital de formas geométricas, alturas e volumetrias das edificações e na obtenção de padrões tridimensionais simulados dos fluxos eólicos em uma região de interesse. A implementação da proposta de metodologia ocorreu com a aplicação de ferramentas computacionais de baixo custo. O estudo de caso escolhido para a verificação da aplicabilidade do procedimento proposto foi uma área do bairro de Boa Viagem (Recife-PE) de frente ao Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro no intuito de avaliar a possibilidade do aproveitamento do potencial eólico em toda região. Os resultados obtidos indicaram que as maiores edificações induzem uma diminuição nas velocidades dos ventos em cerca da metade da extensão do manguezal, havendo na outra parte, uma recuperação da velocidade dos mesmos. Em termos energéticos, esse impacto corresponderia a uma variação na densidade de energia eólica disponível no Parque dos Manguezais de aproximadamente 0,88MWh/m² ao ano a 50 metros de altura. Com relação aos campos de ventos gerados próximos às edificações, observou-se um aumento das velocidades na parte frontal e intensidade de turbulência nas vizinhanças. Para um dos edifícios avaliados, associado ao aerogerador de maior desempenho na geração elétrica, a energia produzida seria de 9,4MWh/ano
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5191
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2173_1.pdf7,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.