Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51864

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSzlachta Junior, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorCARDOSO, CAROLINA RODRIGUES-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:59:10Z-
dc.date.available2023-08-11T13:59:10Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.date.submitted2023-08-09-
dc.identifier.citationCARDOSO, Carolina Rodrigues. Ensino de História e saberes históricos no espaço escolar: a república de Pernambuco a partir do trabalho com fontes em sala de aula (1817-1824). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso História Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51864-
dc.description.abstractO uso de fontes históricas em sala de aula como recurso de análise no processo de ensino-aprendizagem não é uma proposta recente, há diversos registros em relação a sua incorporação nos parâmetros curriculares e em livros didáticos, assim como na defesa do seu uso em sala de aula. Nessa perspectiva, acerca da República de Pernambuco (1817-1824) no que se refere à Revolução de 1817 e à Confederação do Equador em 1824, busca-se trabalhar o uso de fontes primárias, tais como documentos veiculados no período citado, em sala de aula, como uma nova abordagem no processo de ensino-aprendizagem, através das análises das construções históricas, contextualizações, noções de espaço-tempo e memória. Dessa forma, faz-se necessário entender que o emprego de documentos históricos no ambiente escolar não deve ser tratado como um fim em si mesmo, mas sim para atuar nas possíveis respostas de problematizações, indagações entre os professores e alunos, buscando estabelecer o objetivo de construir um diálogo com o passado e o presente, incrementando como referência o conteúdo a ser ensinado. O projeto foi desenvolvido como uma proposta de pesquisa aplicada, diferente do Ensino Tradicional de História, com uso de documentos históricos e instituindo os alunos como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento, a medida em que foi estabelecida a presença em sala de aula, dado pelo Estágio Supervisionado 3, cadeira obrigatória no currículo do curso de Licenciatura em História. Com o objetivo de buscar compreender os benefícios e o papel do uso documentos na construção do conhecimento histórico por meio de questionários, relatórios e análises baseados nos conceitos de Aula-Oficina de Isabel Barca (2004), para verificar através da utilização das fontes primárias, como recurso, o processo de ensino-aprendizagem, gerando uma maior aproximação dos alunos com a produção do conhecimento histórico, com efeito de transformá-los em agentes sociais.pt_BR
dc.format.extent28ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFontes Históricaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de História e saberes históricos no espaço escolar: a república de Pernambuco a partir do trabalho com fontes em sala de aula (1817-1824)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=AC22A6595894F2B41B54EE84D097E01C#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Carolina Rodrigues Cardoso.pdf497,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons