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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51864
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Szlachta Junior, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, CAROLINA RODRIGUES | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T13:59:10Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T13:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-09 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Carolina Rodrigues. Ensino de História e saberes históricos no espaço escolar: a república de Pernambuco a partir do trabalho com fontes em sala de aula (1817-1824). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso História Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51864 | - |
dc.description.abstract | O uso de fontes históricas em sala de aula como recurso de análise no processo de ensino-aprendizagem não é uma proposta recente, há diversos registros em relação a sua incorporação nos parâmetros curriculares e em livros didáticos, assim como na defesa do seu uso em sala de aula. Nessa perspectiva, acerca da República de Pernambuco (1817-1824) no que se refere à Revolução de 1817 e à Confederação do Equador em 1824, busca-se trabalhar o uso de fontes primárias, tais como documentos veiculados no período citado, em sala de aula, como uma nova abordagem no processo de ensino-aprendizagem, através das análises das construções históricas, contextualizações, noções de espaço-tempo e memória. Dessa forma, faz-se necessário entender que o emprego de documentos históricos no ambiente escolar não deve ser tratado como um fim em si mesmo, mas sim para atuar nas possíveis respostas de problematizações, indagações entre os professores e alunos, buscando estabelecer o objetivo de construir um diálogo com o passado e o presente, incrementando como referência o conteúdo a ser ensinado. O projeto foi desenvolvido como uma proposta de pesquisa aplicada, diferente do Ensino Tradicional de História, com uso de documentos históricos e instituindo os alunos como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento, a medida em que foi estabelecida a presença em sala de aula, dado pelo Estágio Supervisionado 3, cadeira obrigatória no currículo do curso de Licenciatura em História. Com o objetivo de buscar compreender os benefícios e o papel do uso documentos na construção do conhecimento histórico por meio de questionários, relatórios e análises baseados nos conceitos de Aula-Oficina de Isabel Barca (2004), para verificar através da utilização das fontes primárias, como recurso, o processo de ensino-aprendizagem, gerando uma maior aproximação dos alunos com a produção do conhecimento histórico, com efeito de transformá-los em agentes sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Fontes Históricas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de História e saberes históricos no espaço escolar: a república de Pernambuco a partir do trabalho com fontes em sala de aula (1817-1824) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=AC22A6595894F2B41B54EE84D097E01C# | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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