Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5185
Título: Tecnologia da informação utilizada como suporte ao ensino médico de graduação na Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Autor(es): Ferrão Pereira, Clarisse
Palavras-chave: Tecnologia da informação (TI), Ensino médico, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferrão Pereira, Clarisse; José dos Santos, Maurílio. Tecnologia da informação utilizada como suporte ao ensino médico de graduação na Aprendizagem baseada em problemas (ABP). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A Tecnologia da informação vem sendo incorporada no cotidiano da sociedade com muita rapidez e, em especial na comunidade acadêmica, a não utilização torna-se um fator de exclusão, tanto para os pesquisadores-cientistas quanto para alunos. Neste sentido, o desenvolvimento de novas ferramentas capazes de auxiliar o processo de construção do saber torna-se vital. Dentre tantas soluções, as ferramentas de colaboração como os fóruns, chats e discos virtuais amparados pela Internet, na atualidade, estão sendo amplamente utilizados na busca do conhecimento nas mais diversas áreas. O objetivo deste trabalho é descrever as ferramentas de colaboração (mensagens, fórum e disco virtual) da Tecnologia da Informação (TI), aplicada em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), como suporte ao ensino médico de graduação e, analisar sua utilização, quando aplicada no modelo de estratégia metodológica de ensino aprendizagem baseada na Aprendizagem baseada em problemas (ABP). Caracterizado por um estudo descritivo e exploratório, o modelo proposto é sustentado no estudo de caso da Escola Pernambucana de Medicina (FBVIMIP), que tem por finalidade, demonstrar que a inserção de aplicações de TI no cotidiano do aluno, tem promovido à motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem. Por conclusões, este estudo tentou demonstrar a importância da TI inserida no cotidiano acadêmico de graduação em um curso de medicina, tendo encontrado como uma das características mais marcantes a rapidez nas respostas e facilidade de acesso, além da interação constante de todos os membros envolvidos no processo de aprendizagem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5185
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2172_1.pdf2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.