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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51849
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Título: | A minha pedagogia libertadora : educação, trabalho e negritude (1966-2023) |
Autor(es): | LAURENTINO, Rizailde Trindade |
Palavras-chave: | Autobiografia- história; Memória autobiográfica; Mulher negra; Educação |
Data do documento: | 16-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LAURENTINO, Rizailde Trindade. A minha pedagogia libertadora: educação, trabalho e negritude (1966-2023). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta dissertação tem origem no Núcleo de Pesquisa Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, e está subordinada ao tema: A Minha Pedagogia Libertadora: Educação, Trabalho e Negritude (1966-2023), se trata de um estudo autobiográfico que investigo e pretendo responder: Qual a percepção que tenho da minha história de vida mediante a busca das memórias e vivências educacionais entre 1966 a 2023? A esta indagação apresento como objetivo Geral: Descrever o cenário educacional durante o meu itinerário entre a escola, a vida profissional e acadêmica, no período de 1966 a 2023; e Específicos: 1) Contribuir com os estudos auto (biográficos) no campo educacional; 2) Identificar as minhas experiências sociais, profissionais e no âmbito escolar; 3) Elaborar mapeamento a partir de um corpus documental que envolve fontes iconográficas, fontes orais e a autonarrativa proveniente das minhas próprias memórias. Assim, desponta a trajetória de luta enquanto mulher negra, ao desenvolver trabalhos em diferentes setores sociais, construiu sua vida, passando por constantes discriminações étnico-raciais e dificuldades sofridas pela negritude. Sendo assim, considero o trajeto educacional e profissional, bem como a temporalidade definida entre 1966 a 2023, que corresponde desde os primeiros passos na instituição educacional à elaboração da defesa deste estudo, cumprindo a análise dessa trajetória a partir de autores como: Freire (1987 e 1989), Thompson, (1998), Montenegro (2010 e 2013), Passeggi (2016), entre outros Marques e Satriano (2017) e Souza (2020), sendo este quem trata do constructo do eu fonte, elemento fundamental para a narrativa de si. Enquanto resultado, o estudo enseja sincronia para afirmação e conquista do desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional, na expectativa de impactar na vida de outras mulheres, em especial as autodeclaradas negras e periféricas, incentivando-as ao conhecimento e reflexão a cerca da pedagogia libertadora, visando na tomada de decisão quanto a gerar um documento sobre pesquisa científica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51849 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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