Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51812

Compartilhe esta página

Título: Um olhar sobre o protagonismo negro na HQ Angola Janga e suas contribuições para o ensino de História, alinhadas à Lei nº 10.639/03
Autor(es): VASCONCELOS, Kamila Beatriz Souza
Palavras-chave: Lei 10.639/03; Pedagogia do Conflito; Ensino de História; Histórias em quadrinhos; Angola Janga
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: VASCONCELOS, Kamila Beatriz Souza. Um olhar sobre o protagonismo negro na HQ Angola Janga e suas contribuições para o ensino de História, alinhadas à Lei nº 10.639/03. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O artigo tem o propósito de discutir e problematizar, no âmbito educacional, o racismo estrutural vigente na sociedade brasileira, a fim de promover uma educação histórica crítica e antirracista alinhada à Lei 10.639/03 através da lógica da Pedagogia do Conflito e do Multiculturalismo crítico em detrimento do negacionismo do racismo estrutural e da Pedagogia do Consenso que, presente em currículos prescritos como a BNCC, tende a buscar uma neutralidade na prática educativa, suavizando os conflitos e temas traumáticos da história do nosso país, reforçando, assim, a tradição hegemônica e estereriotipada a qual a história da África e da escravização fora narrada durante séculos. Desse modo, o trabalho buscou explorar a capacidade da HQ, Angola Janga, de Marcelo D’Salete - enquanto mídia - como ferramenta pedagógica e fonte histórica no ensino e aprendizagem de História nos anos finais do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio a favor de uma visão contra-hegemônica no tocante às resistências dos africanos à escravização no final do século XVII, no Quilombo dos Palmares. Para a construção desse trabalho, foi utilizada uma análise de bibliografias relacionadas ao tema juntamente com a análise de seções da HQ Angola Janga, de Marcelo D’ Salete, valendo-se da metodologia semiótica de Antônio Luiz Cagnin. O trabalho contribui com a aplicabilidade da lei 10.639/03 em se tratando da valorização do legado africano no enfrentamento do racismo estrutural no Brasil através da óptica dos subalternos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51812
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kamila Beatriz Souza Vasconcelos docx.docx (8) (1) (1)_compressed.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons