Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51812
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Luiz Maranhão Agostinho dos | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Kamila Beatriz Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T15:25:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T15:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Kamila Beatriz Souza. Um olhar sobre o protagonismo negro na HQ Angola Janga e suas contribuições para o ensino de História, alinhadas à Lei nº 10.639/03. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51812 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem o propósito de discutir e problematizar, no âmbito educacional, o racismo estrutural vigente na sociedade brasileira, a fim de promover uma educação histórica crítica e antirracista alinhada à Lei 10.639/03 através da lógica da Pedagogia do Conflito e do Multiculturalismo crítico em detrimento do negacionismo do racismo estrutural e da Pedagogia do Consenso que, presente em currículos prescritos como a BNCC, tende a buscar uma neutralidade na prática educativa, suavizando os conflitos e temas traumáticos da história do nosso país, reforçando, assim, a tradição hegemônica e estereriotipada a qual a história da África e da escravização fora narrada durante séculos. Desse modo, o trabalho buscou explorar a capacidade da HQ, Angola Janga, de Marcelo D’Salete - enquanto mídia - como ferramenta pedagógica e fonte histórica no ensino e aprendizagem de História nos anos finais do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio a favor de uma visão contra-hegemônica no tocante às resistências dos africanos à escravização no final do século XVII, no Quilombo dos Palmares. Para a construção desse trabalho, foi utilizada uma análise de bibliografias relacionadas ao tema juntamente com a análise de seções da HQ Angola Janga, de Marcelo D’ Salete, valendo-se da metodologia semiótica de Antônio Luiz Cagnin. O trabalho contribui com a aplicabilidade da lei 10.639/03 em se tratando da valorização do legado africano no enfrentamento do racismo estrutural no Brasil através da óptica dos subalternos. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Conflito | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Angola Janga | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre o protagonismo negro na HQ Angola Janga e suas contribuições para o ensino de História, alinhadas à Lei nº 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2922537249618897 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9787365118207365 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this article is to discuss and problematize, in the educational field, the current structural racism in Brazilian society, in order to promote a critical and anti-racist historical education aligned with Law 10.639/03 through the logic of Conflict Pedagogy. and Critical Multiculturalism to the detriment of denialism of structural racism and Consensus Pedagogy which, present in prescribed curricula such as that of the BNCC, tends to seek neutrality in educational practice, easing conflicts and traumatic themes in the history of our country, thus reinforcing the hegemonic tradition and stereotyped way in which the history of Africa and enslavement was narrated for centuries. In this way, the work sought to explore the capacity of the comic Angola Janga, by Marcelo D'Salete - as a media - as a pedagogical tool and historical source in the teaching and learning of History in the final years of Elementary School 2 and High School in favor of a vision counter-hegemonic on the resistance of Africans to slavery at the end of the 17th century, in Quilombo dos Palmares. For the construction of this work, an analysis of bibliographies related to the theme was used together with the analysis of sections of HQ Angola Janga, by Marcelo D'Salete, using the semiotic methodology of Antônio Luiz Cagnin. The work contributes to the applicability of Law 10.639/03 when it comes to valuing the African legacy in facing structural racism in Brazil from the perspective of subordinates. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kamila Beatriz Souza Vasconcelos docx.docx (8) (1) (1)_compressed.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons