Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51790

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Luciano Machado Ferreira Tenório de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wesllen Mneclesis Silva de-
dc.date.accessioned2023-08-07T13:13:27Z-
dc.date.available2023-08-07T13:13:27Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.date.submitted2023-08-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51790-
dc.description.abstractOs Transtornos Mentais Comuns (TMC) afetam 30% dos adolescentes da Ásia, América, África, Europa e Oceania, no Brasil há um aumento nesta prevalência conforme a idade avança, chegando até 46,5% sendo sempre maior entra as moças. A prática de exercício físico escolar, está positivamente relacionado com a saúde mental, independente da duração, frequência ou modalidade praticada. Porém, poucos estudos avaliam a relação entre a participação nas aulas de educação física escolar e a saúde mental de adolescentes. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre a participação nas aulas de educação física e os TMCentre os escolares adolescentes. Foi realizado um estudo transversal conduzido com 664 estudantes (14 a 19 anos), de ambos os sexos, da rede pública do ensino médio do município de Caruaru, Pernambuco. As variáveis do estudo foram obtidas a partir de uma versão traduzida e adaptada do Global School-based Student Health Survey e do Self-Reporting Questionnaire. O teste Qui-quadrado de Pearson (χ2 ), foi utilizado para analisar a associação entre a participação nas aulas de educação física e os TMC, e a regressão logística binária, com odds ratio para expressar o grau de associação. Os rapazes que não participavam das aulas de Educação Física tinham mais chances de terem TMC (OR=2,53; IC95%:1,2-5,1), entre as moças essa associação não foi significante. Verificou-se que as moças apresentaram uma maior prevalência de TMC e os rapazes uma maior participação nas aulas de educação física. Assim, a participação nas aulas de educação física pode ser tida como um fator de proteção para problemas relacionamos à saúde mental dos rapazes.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física para adolescentespt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.titleO impacto da participação em aulas de Educação Física na saúde mental de adolescentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0994828674853285pt_BR
dc.description.abstractxCommon Mental Disorders (CMD) affect 30% of adolescents in Asia, America, Africa, Europe and Oceania, in Brazil there is an increase in this prevalence as age advances, reaching 46.5%, being always higher among girls. The practice of physical activity at school is positively related to mental health, regardless of duration, frequency or modality practiced. However, few articles assess the relationship between participation in physical education classes at school and the mental health of adolescents. Thus, the study aims to analyze the association between participation in physical education classes and common mental disorders among adolescent students. A cross-sectional study was carried out with 664 students (14 to 19 years old), of both sexes, from public high schools in the city of Caruaru, Pernambuco. The study variables were obtained from a translated and adapted version of the Global School-based Student Health Survey and the Self-Reporting Questionnaire. Pearson's Chi-square test (χ2) was used to analyze the association between participation in physical education classes and common mental disorders, and binary logistic regression, with odds ratios to express the degree of association. Boys who did not participate in Physical Education classes were more likely to have common mental disorders (OR=2.53; 95%CI: 1.2-5.1), among girls this association was not significant. Girls had a higher prevalence of common mental disorders and boys had a greater participation in physical education classes. Furthermore, participation in physical education classes can be seen as a protective factor for problems related to the mental health of boys.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Wesllen Mneclesis Silva de.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons