Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5179
Título: Sistema de custos ABC: um marco referencial na aplicação ao Detran-AL
Autor(es): Pedrosa, Ariette de Gusmão
Palavras-chave: Contabilidade Pública; Contabilidade de Custeio; Setor Público
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Gusmão Pedrosa, Ariette; Lamartine Távora Júnior, José. Sistema de custos ABC: um marco referencial na aplicação ao Detran-AL. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação identifica na literatura os fundamentos que norteiam e evidencia o sistema de custeio ABC para ser utilizado no DETRAN-AL como ferramenta gerencial, possibilitando a otimização dos recursos disponíveis e análise custo-benefício. Os procedimentos metodológicos adotados para este estudo requereram que os custos fossem separados por centros de custos que são consumidos pelos recursos e que por sua vez são direcionados às atividades e por fim aos serviços prestados. Em primeiro lugar, foi feito um rastreamento dos gastos, identificação de quais recursos pertence às atividades, listadas as mais importantes, para posteriormente, extingui-las ou alocá-las aos devidos serviços. Foram também utilizadas técnicas de avaliação de gastos. Foi analisada a estrutura contábil do Sistema Integrado da Administração Financeira dos Estados e Municípios (SIAFEM) e a possibilidade de sua integração com sistema de custeio do DETRAN-AL. As entrevistas adotadas com os gestores, pesquisa de campo e bibliográfica, coleta e análise de informações para a realização do estudo possibilitaram uma melhor compreensão dos aspectos reais e o dimensionamento da problemática estudada. Conclui-se que a importância da escolha adequada de um sistema de custeio aplicado ao setor público deve atender características legais e outras peculiaridades da atividade. Devem ser levados em consideração aspectos como a estrutura organizacional, a capacitação do pessoal técnico e qual a informação que se quer obter
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5179
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3679_1.pdf981,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.