Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51789

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSANTOS, Mylli Ketwlly Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-08-07T12:57:10Z-
dc.date.available2023-08-07T12:57:10Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2023-08-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51789-
dc.description.abstractEstudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde relatam que os transtornos depressivos, afetam cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A depressão torna-se uma crítica condição de saúde por caracterizando como uma condição diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios cotidianos. A adolescência é um período de muitas transformações e essas mudanças físicas, psíquicas, afetivas e sociais, cerca de 80% dos adolescentes que se enquadram no perfil depressivo apresentam alterações no humor, em certos momentos estão mais irritados em outros estão tristes, há perda da energia, apatia, desinteresse, sentimentos de desesperança, alterações de apetite, isolamento. Os adolescentes autistas devido ao próprio modo de se comportar socialmente, tem dificuldades na interação com indivíduos da mesma idade já que não são facilmente incorporados aos grupos, mas a prática de exercícios físicos orientados como alternativa não farmacológica tem sido proposta no tratamento da depressão, pois irá promover o alívio de sintomas desagradáveis, mudanças de atitudes e modificação nos estilos de vida pouco saudáveis, contribuindo muito na melhoria da qualidade de vida da população. O atual estudo tem o intuito de analisar através desta revisão bibliográfica se de alguma forma os benefícios que são atribuídos as atividades rítmicas podem ser utilizadas como um recurso capaz de auxiliar na prevenção do desenvolvimento de quadros depressivos em adolescentes autistas, já que a prática dessas atividades permitem que os adolescentes aprendam de forma lúdica e prazerosa a utilizar seus corpos para que ocorra a comunicação através de suas expressões corporais evidenciarem as sensações e as interpretações do que eles vivem, trabalhando a autonomia, independência, movimentação e percepção do corpo, autoestima, além de causar a diminuição do estresse, proporcionado a socialização e comunicação dos praticantes. Sua prática é suficiente para trabalhar os aspectos sociais, físicos e mentais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectDepressão - adolescentespt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.titleAtividades rítmicas e expressivas como auxílio à prevenção da depressão em adolescentes autistaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxStudies presented by the World Health Organization report that depressive disorders affect approximately 300 million people worldwide. Depression becomes a critical health condition by characterizing it as a condition different from the usual mood fluctuations and short-term emotional responses to everyday challenges. Adolescence is a period of many transformations and these physical, psychological, affective and social changes, about 80% of teenagers who fit the depressive profile have mood changes, at times they are more irritable, at others they are sad, there is loss of energy, apathy, disinterest, feelings of hopelessness, appetite changes, isolation. Autistic adolescents, due to their own way of behaving socially, have difficulties in interacting with individuals of the same age as they are not easily incorporated into groups, but the practice of physical exercises oriented as a nonpharmacological alternative has been proposed in the treatment of depression, as it will promote the alleviation of unpleasant symptoms, changes in attitudes and changes in unhealthy lifestyles, contributing significantly to improving the quality of life of the population. The current study aims to analyze through this literature review if somehow the benefits that are attributed to rhythmic activities can be used as a resource capable of helping to prevent the development of depressive conditions in autistic adolescents, since the practice of these activities allow teenagers to learn in a playful and pleasurable way to use their bodies so that communication occurs through their bodily expressions, highlighting the sensations and interpretations of what they live, working on autonomy, independence, movement and body perception, self-esteem, in addition to cause the reduction of stress, providing the socialization and communication of practitioners. Your practice is enough to work the social, physical and mental aspects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos.pdf856 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons