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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51786

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMATOS, Rhowena Jane Barbosa de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Clécia Gabriela-
dc.date.accessioned2023-08-07T12:54:26Z-
dc.date.available2023-08-07T12:54:26Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.date.submitted2023-08-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51786-
dc.description.abstractA privação ou fragmentação do sono se reflete no aumento da sonolência diurna em crianças, o que pode afetar o desenvolvimento da coordenação motora. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos da sonolência diurna sobre a coordenação motora grossa em escolares com idade entre 9 e 11 anos. Foram selecionados indivíduos de ambos os sexos (n=88) com idade entre 9 e 11 anos, regularmente matriculados na Escola Municipal Mariana Amália em Vitória de Santo Antão-PE, excluídos os portadores de doenças neurológicas, psicológicas ou psiquiátricas. A coleta de dados ocorreu no início do mês de Agosto (M1) e no final de Novembro (M2) do semestre letivo. Utilizou-se questionários para: coletar de informações sociodemográficas, observar o cronotipo (Matutinidade e Vespertinidade) e avaliar o nível de sonolência (Escala de Epworth). Foi analisada a coordenação motora pelo Teste de “korpekoordinationstest fur kunder test” (KTK). Foram utilizados teste estatísticos: Kolmogorov-Smirnov, teste t de Student ou Mann-Whitney, ANOVA ou Kruskall Wallis e de Spearman. Considerou-se o nível de significância p≤0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPE: CAAE 26613019.6.0000.5208. Observou-se que 80% apresentaram o cronotipo intermediário. Em M1, os alunos apresentaram sonolência moderada a anormal (38%), já em M2, houve predomínio do nível anormal (59%). Com relação ao teste de coordenação motora observou-se que as crianças apresentaram escores maiores no final do semestre (p<0,001) e, o sexo feminino apresentou melhoria da coordenação no final do semestre (p<0,001). Verificou-se correlação moderada positiva entre o grau de sonolência entre os momentos (r=0,38; p<0,01), especificamente no sexo feminino (r=0,57; p<0,001). Houve alta correlação da coordenação motora entre os momentos letivos para o sexo feminino (r=0,80; p<0,001) e para o sexo masculino (r=0,97; p<0,00). Portanto, observou-se que a sonolência não está relacionada diretamente com a coordenação motora grossa de escolares entre 9 e 11 anos, com os instrumentos usados. Apesar do cronotipo predominante ser o intermediário, verificou-se que houve uma maior prevalência da sonolência anormal no final do semestre letivo, independente do sexo. Os meninos apresentaram melhor coordenação motora desde o início do estudo, e ao final do semestre as meninas adquiram mais habilidade motora.pt_BR
dc.format.extent65 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDistúrbios do sono por sonolência excessivapt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos da sonolência diurna sobre a coordenação motora grossa de escolares com idade entre 9 e 11 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766691H6pt_BR
dc.description.abstractxSleep deprivation or fragmentation is reflected in increased daytime sleepiness in children, which can affect the development of motor coordination. Thus, the aim was to evaluate the effects of daytime sleepiness on gross motor coordination in schoolchildren aged between 9 and 11 years old. Individuals of both sexes (n=88) aged between 9 and 11 years old, regularly enrolled at the Mariana Amália Municipal School in Vitória de Santo Antão-PE, were selected, excluding those with neurological, psychological or psychiatric diseases. Data collection occurred at the beginning (M1) and at the end (M2) of the school semester. Questionnaires were used to: collect sociodemographic information, observe the chronotype (morningness and eveningness) and assess the level of sleepiness (Epworth Scale). Motor coordination was analyzed using the “korpekoordinationstest fur kunder test” (KTK) test. Statistical tests were used: Kolmogorov-Smirnov, Student t test or MannWhitney test, ANOVA or Kruskall Wallis and Spearman test. The significance level of p≤0.05 was considered. The study was approved by the UFPE Ethics Committee: CAAE 26613019.6.0000.5208. It was observed that 80% had the intermediate chronotype. In M1, the students had moderate to abnormal sleepiness (38%), whereas in M2, there was a predominance of the abnormal level (59%). Regarding the motor coordination test, it was observed that children had higher scores at the end of the semester (p<0.001). The males' gross motor coordination remained the same as the beginning of the semester, but the female gender showed an improvement in coordination at the end of the semester (p<0.001). There was a moderate positive correlation between the degree of sleepiness between the moments (r=0.38; p<0.01), specifically in females (r=0.57; p<0.001). There was a high correlation of motor coordination between moments for females (r=0.80; p<0.001) and for males (r=0.97; p<0.00). It was observed that sleepiness is not directly related to gross motor coordination in schoolchildren aged between 9 and 11 years old, with the instruments evaluated. Despite the predominant chronotype being intermediate, it was found that there was a higher prevalence of abnormal sleepiness at the end of the school semester, regardless of gender. Males had better motor coordination since the beginning of the study, and at the end of the semester, females had acquired more motor skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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