Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51732

Comparte esta pagina

Título : A capital evangélica e a paisagem: igrejas pentecostais e transformação do espaço no município de Abreu e Lima, PE
Autor : SILVA, Ester Claudino Gomes da
Palabras clave : Abreu e Lima; Religião; Pentecostalismo; Paisagem; Cultura
Fecha de publicación : 12-abr-2023
Citación : SILVA, Ester Claudino Gomes da. A capital evangélica e a paisagem: igrejas pentecostais e transformação do espaço no município de Abreu e Lima, PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Abreu e Lima é o município brasileiro com maior percentual de habitantes evangélicos, onde dos 94 mil habitantes abreulimenses 40% se declaram deste seguimento religioso. O estudo aqui apresentado visa compreender a expressão do fenômeno religioso pentecostal na capital dos evangélicos, verificando também o impacto da religião na relação sociocultural, analisando de forma visual como a instalação de igrejas no município moldam/modificam a paisagem local. A pesquisa em questão fez uso do método quanti-qualitativo visando proporcionar tanto a visualização numérica e estatísticas como analises e reflexão dos dados dispostos. Fez-se uso de mapas e dados retirados do CENSO de 2000 e 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) bem como idas a campo. Os procedimentos metodológicos foram dirigidos em três etapas: a primeira baseia-se no levantamento de dados a partir de uma pesquisa exploratória; a segunda etapa visou o mapeamento das igrejas a partir dos bairros pré- selecionados, dando visibilidade aos centrais e aos periféricos; e a terceira etapa produziu uma pesquisa iconográfica, no qual a partir de algumas imagens e fotografias foram descritas as particularidades do espaço urbano abreulimenses. A pesquisa confirmou que a presença evangélica na cidade nutre uma profunda relação e interação com o espaço, sendo possível ver para além das estruturas e construções religiosas: o corpo aparece como um produto e produtor de espacialidade, no qual as vestimentas são reflexos de uma ideologia tornando o ser abreulimense um sujeito paisagístico que está intimamente ligado as práticas religiosas da cidade; as marcas no comércio local, como na toponímia de lojas ou em versículos bíblicos nas fachadas ou ambientes internos, exprimem a tentativa de estar no mundo mas não fazer parte dele; e os hinos nas casas ou as pregações nas ruas que dicotomizam com os outros sons urbanos, conformando a paisagem sonora da cidade. Compreendeu-se então que o espaço e a paisagem estão carregados de influências culturais e simbolismos e que para entender a sociedade é necessário se atentar aos aspectos singulares que cada um apresenta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51732
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ESTER CLAUDINO.pdf6,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons