Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715
Compartilhe esta página
Título: | Livro didático na educação infantil : o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022) |
Autor(es): | PAZ, Debora Djully Gomes da |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Ensino da Escrita; Livro Didático; PNLD |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | PAZ, Debora Djully Gomes da. Livro didático na educação infantil: o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo buscou compreender os impactos causados pela implementação do Programa Nacional do Livro e do Material didático 2022 nas práticas de professoras do último ano da Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos analisamos o volume 2 do livro Porta Aberta, o mais escolhido no referido PNLD, e realizamos entrevistas com docentes para compreender os usos que elas fazem desse material em suas práticas de ensino da escrita. Os resultados apontaram a presença de atividades repetitivas e focadas no ensino das letras do alfabeto e de seus sons, no livro analisado, o que está em consonância com o que é prescrito na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Quanto aos usos desse material, as professoras, embora reconheçam algumas limitações nas atividades nele presentes, utilizam o livro e orientam suas práticas também com foco no ensino de letras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Débora Djully Gomes da Paz.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons