Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51690
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vaniele Aparecida da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T13:11:37Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T13:11:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51690 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou investigar as propostas referentes à utilização de atividades e recursos didáticos voltados ao ensino da Biologia Celular em anais de eventos científicos. O uso de recursos e outras propostas didáticas durante as aulas de ciências biológicas representam ferramentas importantes na prática docente, pois deixam o ensino mais atrativo, dinâmico e prazeroso, vez que muitos conteúdos são abstratos e requerem meios diversificados que potencializem a aprendizagem do estudante. O estudo foi quantitativo e qualitativo do tipo descritivo de acordo com as análises bibliográficas dos anais de ensino nacionais, considerando: CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC, ENEBIO e EREBIO. A partir disso, foram totalizados 12.349 trabalhos, sendo apenas 77 estudos que se enquadravam com atividades e recursos didáticos para o ensino de Biologia Celular. Em linhas gerais, com o maior número de trabalhos foi o ENEBIO (25), seguido pelo ENPEC (18), EREBIO (16), CONAPESC (12) e o CONGREBIO (6). Considerando a quantidade de trabalhos analisados, contatamos uma porcentagem relativamente baixa, o que revela o pouco interesse de pesquisadores em desenvolver pesquisa que versem sobre recursos e atividades para o ensino da Biologia Celular. É importante que novas pesquisas possam surgir e contribuir nesse viés, visando o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, colaborando com a prática docente, principalmente quando a abordagem de conceitos abstratos nas aulas de ciências biológicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Levantamento de atividades e recursos didáticos utilizados na abordagem de conteúdos da biologia celular em anais de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to investigate the proposals regarding the use of educational activities and resources aimed at teaching Cell Biology in the annals of scientific events. The use of resources and other didactic proposals during biological science classes represent important tools in teaching practice, as they make teaching more attractive, dynamic and pleasurable, since many contents are abstract and require diversified means that enhance student learning. The study was quantitative and qualitative of the descriptive type according to the bibliographic analysis of national teaching annals, considering: CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC, ENEBIO and EREBIO. From that, 12,349 works were totaled, with only 77 studies that fit with activities and didactic resources for the teaching of Cell Biology. In general terms, with the largest number of works was ENEBIO (25), followed by ENPEC (18), EREBIO (16), CONAPESC (12) and CONGREBIO (6). Considering the amount of works analyzed, we contacted a relatively low percentage, which reveals the little interest of researchers in developing research that deal with resources and activities for the teaching of Cell Biology. It is important that new research can emerge and contribute to this bias, aiming to strengthen the teaching and learning process, collaborating with teaching practice, especially when addressing abstract concepts in biological science classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Vaniele Aparecida da.pdf | 869,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons