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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51675
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVEIRA NETO, Raul da Mota | - |
dc.contributor.author | FONSECA, Lorena de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T23:04:54Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T23:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Lorena de Oliveira. A importância do FPM para os impostos municipais e serviços urbanos no Brasil: uma análise empírica. 2023. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51675 | - |
dc.description.abstract | A significativa fragmentação municipal do espaço político-administrativo do Brasil, um país de grande extensão territorial, heterogêneo e de renda média, impõe a necessidade de transferências intergovernamentais para seus municípios, com destaque para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - uma transferência federal, incondicional, sem contrapartida e de uso discri- cionário. Ainda que necessárias, tais transferências podem afetar os incentivos arrecadatórios locais e contribuir para uma trajetória de dependência orçamentária. A partir de uma estratégia que combina regressão descontínua fuzzy (RDD fuzzy), dados de painel e efeitos fixos, primeiro é investigado o impacto do FPM sobre arrecadações dos diferentes impostos locais, informação ainda ignorada e útil para política pública. Em seguida, dada a relevância das transferências do FPM nas receitas totais e despesas públicas dos municípios e as evidências na literatura de seus efeitos sobre emprego e renda, verificamos o impacto do FPM sobre a urbanização das cidades, ou seja, a quantidade de domicílios urbanos e a área urbana. Também verificamos o efeito das transferências sobre variáveis de infraestrutura urbana, as quais, constitucionalmente, competem aos municípios organizar e prestar. Os resultados obtidos indicaram que embora tragam ganhos importantes para as receitas municipais e sejam bastante relevantes para financiar as despesas públicas locais, o FPM não causa nenhuma alteração nas arrecadações via ISS, IPTU e ITBI dos municípios (nem na arrecadação total). Ou seja, não há mudança na estrutura de tributos, nem pode ser atribuída ao FPM a baixa arrecadação via tributos locais dos pequenos municí- pios brasileiros. Os resultados são consistentes com um possível subfinanciamento municipal (frente à necessidade dos gastos) e com o tamanho reduzido dos municípios (que desestimula a arrecadação local e diminui sua base). As evidências encontradas mostraram que os recursos do FPM são aplicados em importantes áreas, como administração pública, saúde, educação e urbanismo, com um impacto relevante nesta última. Além disso, as estimativas indicaram que o Fundo tem um efeito positivo sobre a quantidade de domicílios urbanos permanentes e a extensão da área urbana. Entretanto, em relação à oferta de infraestrutura urbana, somente foram encontrados efeitos do FPM sobre o abastecimento de água e a pavimentação das áreas urbanas dos municípios, ambos no período seguinte à aplicação dos recursos. Não foram encontrados efeitos relacionados ao saneamento básico, à coleta de lixo e ao transporte público coletivo municipal de domicílios em áreas urbanizadas. Esses resultados podem sinalizar a existência de pulverização dos recursos do FPM em diversas áreas, a ausência de escala na oferta de serviços públicos locais, má gestão dos recursos ou até mesmo corrupção local. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transferências intergovernamentais | pt_BR |
dc.subject | Direito tributário | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura (Economia) | pt_BR |
dc.title | A importância do FPM para os impostos municipais e serviços urbanos no Brasil : uma análise empírica | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5085177467427834 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3921888911294306 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The significant municipal fragmentation of the political-administrative space in Brazil, a country with a sizeable territorial extension, heterogeneous and medium income, imposes the need for intergovernmental transfers to municipalities, with emphasis on the Municipalities Participation Fund (FPM) - a federal, unconditional, unrequited and discretionary grant. Even if necessary, such transfers can affect local collection incentives and contribute to a path of budget dependence. Using a strategy that combines fuzzy discontinuous regression (RDD fuzzy), panel data, and fixed effects, the first step was to investigate the impact of the FPM on collections of different local taxes, information still ignored and valuable for public policy. Then, given the relevance of FPM transfers in the municipalities’ total revenues and public expenditures and the evidence in the literature of their effects on employment and income, we verify the impact of the FPM on the urbanization of cities, in which is the number of urban households and urban area. We also verified the effect of transfers on urban infrastructure variables that, constitutionally, it is the municipality‘s responsibility to organize and provide. The results indicated that although they bring substantial gains to municipal revenues and are relevant in financing local public expenditures, the FPM does not cause any change in collections via ISS, IPTU, and ITBI of municipalities (nor in the total collection). That is, the tax structure remains the same, and the FPM is not the cause of low collection via local taxes of small Brazilian municipalities. The results are consistent with a possible municipal underfunding (because of the need for expenditures) and with the small size of the municipalities (which discourages local collection and reduces its base). The evidence reveals that FPM resources are applied in critical areas, such as public administration, health, education, and urbanism, with a relevant impact on urbanism. In addition, estimates revealed that the Fund positively affects the number of permanent urban households and the extent of the urban area. However, concerning the urban infrastructure provision, the FPM effects were only found on water supply and paving in the urban areas of the municipalities, both the period following the application of resources. No effects on basic sanitation, garbage collection, and municipal public transport of households in urbanized areas were found. These results indicate the dispersion of FPM resources in several areas, the lack of scale in the provision of local public services, mismanagement of resources, or even local corruption. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Economia |
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