Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51670

Comparte esta pagina

Título : “Vou invadir o Nordeste, seu cabra da peste” : representações sobre o Nordeste nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1970 – 1979)
Autor : SILVA, Paulo Vinícius da
Palabras clave : História; Escolas de samba; Samba-enredo; Carnaval; Brasil, Nordeste; Bahia
Fecha de publicación : 5-jun-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Paulo Vinícius da. “Vou invadir o Nordeste, seu cabra da peste”: representações sobre o Nordeste nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1970 – 1979). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo compreender os discursos sobre a região Nordeste contidos nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro durante a década de 1970. Notamos que a partir dos anos 1960 essas agremiações carnavalescas passam a pautar constantemente a região Nordeste em seus enredos. A década seguinte foi responsável pelo maior número de enredos sobre o Nordeste durante todo o século XX. Assim, objetivamos compreender: quais os discursos apresentados por essas escolas de samba sobre o Nordeste brasileiro? Essa pesquisa utilizou como documentação os jornais do Rio de Janeiro contidos na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional, em especial o Jornal do Brasil, devido a grande quantidade de matérias sobre essa temática. Nosso referencial para realização de um debate historiográfico pode ser dividido em dois grupos, autores que pesquisam as Escolas de Samba e a temática do Nordeste. Entre os primeiros, podemos destacar Monique Augras, Luiz Antônio Simas, Sérgio Cabral e César Maurício Batista da Silva. Acerca das discussões sobre o Nordeste, destacamos Durval Muniz de Albuquerque Jr, Gilberto Freyre. Ao final da pesquisa foi possível constatar que ao longo dos anos 1970 a abordagem das temáticas nordestinas compõe uma exaltação do Brasil e de sua cultura. A utilização do conceito “Nordeste” é feita majoritariamente junto a Estados que compõem a divisão regional do país anterior à década de 1970. A Bahia não deixa de ser entendida como parte da região Nordeste, mas frequentemente é apresentada como um espaço à parte, peculiar e original: o tema mais apresentado pelas escolas de samba ao longo da década de 1970. A partir de 1975, a crise econômica vivida pelo país junto ao cenário de abertura política estimulou a apresentação de enredos críticos à pobreza, ao desmatamento e demais problemas vividos no país. Sobre a região Nordeste, alguns desfiles abordaram a fome, a seca, a imigração e demais problemas associados à região Nordeste. Este espaço passa a ser apresentado não apenas pelas suas belezas naturais e manifestações culturais, mas também a partir de enredos literários, sobre o arraial de Canudos e a obra de Euclides da Cunha.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51670
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Vinicius da Silva.pdf994,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons