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Título: Cultura de aprender e cultura de ensinar línguas : crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública
Autor(es): CARMO, Mailson José do
Palavras-chave: Aprendizagem ativa; Crença de professores; Ensino de língua inglesa; Aprendizagem de língua inglesa; Metodologia ativa de ensino
Data do documento: 14-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARMO, Mailson José do. Cultura de aprender e cultura de ensinar línguas: crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Nas duas últimas décadas, os questionamentos e reflexões que emergiram tendo a sala de aula como pano de fundo, sobretudo, as indagações a respeito das abordagens e das metodologias de ensino de Línguas Estrangeiras (LE), em especial a língua inglesa (LI), têm contribuído para o fortalecimento de pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Nessa esteira, os estudos de crenças de professores têm emergido como possíveis respostas às perguntas que vêm surgindo, principalmente, no que tange ao ensino e aprendizagem de LI mediado por metodologias consideradas como inovadoras pelo discurso corrente. Desse modo, o presente estudo, realizado em duas escolas públicas do Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem como objetivo: investigar as crenças de professores de LI a respeito da presença das Metodologias Ativas de ensino no processo de aquisição de LI em nível médio das escolas públicas. Fundamentamo-nos à luz dos conceitos de Cultura de Aprender línguas e Cultura de Ensinar línguas com Erickson (1986, 1987); Feiman-Nemser e Floden (1986); Almeida Filho (1993); Barcelos (1995, 1999); Reynaldi, (1998, 1999); de crenças de professores em Pajares (1992); Barcelos (1995, 2001, 2006, 2007) e de Aprendizagem ativa e das Metodologia Ativas de ensino (MAE) em Bonwell e Eison (1991); Kane (2004); Wandberg e Rohner (2009); Berbel (2011); Borges e Alencar (2014); Valente; De Almeida e Geraldini, (2018. Os sujeitos- participantes da pesquisa são dois professores LI de duas escolas (A e B) de ensino médio regular. Adoto uma abordagem qualitativa-interpretativista de caráter descritivo para a coleta/geração e análise dos dados, em que, na primeira etapa, os participantes tiveram suas aulas observadas e, em segunda fase, elx e ela participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Portanto, o presente estudo conclui que as crenças apresentadas pelus professores-participantes estão em divergência, incongruência e disparidade com relação às suas práticas de ensino e aprendizagem performadas por elus no transcorrer das observações. Ainda, o estudo aponta que as possíveis motivações para a ocorrência do presente fenômeno sejam: i) experiências de ensino malsucedidas com alunes; ii) intervenções político- educacionais nos objetivos de ensino de LI e iii) a tentativa de proteção da imagem profissional atravessada pela influência cultural contida discurso sobre o ensino e aprendizagem de LI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51660
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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