Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51654

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-27T11:47:16Z-
dc.date.available2023-07-27T11:47:16Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O letramento estatístico como potecializador do projeto político da convivência com o semiárido. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51654-
dc.description.abstractO Semiárido Brasileiro é marcado por pelo menos duas perspectivas de relações com a região. A visão historicamente mais antiga foi alicerçada em argumentos de que os problemas regionais eram associados às condições climáticas do Semiárido, fomentando a ideia de Combate à Seca. Em contraposição a essa racionalidade emergiu, mais recentemente, a partir da mobilização e articulação da sociedade organizada e movimentos sociais, a perspectiva de convivência com o Semiárido. A partir dessas duas propostas antagônicas, o Semiárido constitui-se então num cenário de disputas epistêmicas e políticas. Ambas as propostas se utilizam de conhecimentos estatísticos para a comprovação e validação de suas narrativas, apresentando dados referentes aos contextos sociopolíticos do Semiárido. Esta pesquisa alinha-se à perspectiva da proposta de Convivência com o Semiárido e foca na seguinte questão de pesquisa: Como a mobilização de elementos do Letramento Estatístico via problematização, exploração e proposição de situações relacionadas com contextos do Semiárido Brasileiro em um Processo Formativo para professoras e professores pode proporcionar ressignificações nas compreensões acerca dos aspectos sociopolíticos dos territórios dessa região? O objetivo geral de nossa pesquisa foi compreender, a partir de um Processo Formativo, as potencialidades e os limites da mobilização de elementos do Letramento Estatístico via problematização, exploração a proposição de situações relacionadas com contextos e aspectos sociopolíticos do Semiárido Brasileiro. Os objetivos específicos foram: 1-Identificar compreensões de professoras e professores acerca do Semiárido Brasileiro e o ensino de estatística; 2- Evidenciar ressignificações das compreensões de professoras e professores acerca do Semiárido Brasileiro e o ensino de estatística a partir de mobilizações contextualizadas em um Processo Formativo; 3-Analisar, a partir dos dados produzidos, as potencialidades e os limites da mobilização do Letramento Estatístico como caminho para a compreensão de professores e professora dos aspectos sociopolíticos dos contextos do Semiárido Brasileiro. A estrutura metodológica se constituiu em duas etapas, a primeira de reconhecimento, realizada a partir de questionário e entrevista semiestruturada e a segunda a partir de um Processo Formativo focado, que teve a participação de grupo composto por 12 professoras e professores em atividade na Educação Básica no Semiárido. Os 4 encontros com os participantes ocorreram de forma virtual via Google Meet, devido ao contexto de pandemia de Covid-19. Os três primeiros, de duas horas de duração, e o último com três horas. Durante os encontros foi possível mobilizar elementos do Letramento Estatístico numa perspectiva de fortalecimento das dimensões e pressupostos da proposta de Convivência com o Semiárido, a saber: convivência com o meio ambiente; economia da convivência; convivência com a qualidade de vida; cultura da convivência e dimensão política. A nossa pesquisa trouxe como resultados o desenvolvimento de habilidades de Letramento Estatístico; formação crítica-reflexiva; (re)conhecimento de aspectos sociopolíticos; imersão em contextos estatísticos contextualizados, como potencialidades e, ausência de conhecimentos estatísticos; dificuldades com conceitos estatísticos e a baixa frequência de ensino de estatística na Educação Básica como situações de limitação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectContexto políticopt_BR
dc.titleO letramento estatístico como potecializador do projeto político da convivência com o semiáridopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian Semiarid region is marked by at least two perspectives of relations with the region. The historically older view was based on arguments that regional problems were associated with the climatic conditions of the semiarid region, fueling the idea of combating drought. In contrast to this rationality, emerged more recently, from the mobilization and articulation of organized society and social movements, the perspective of coexistence with the semiarid region. From these two antagonistic proposals, the Semiarid region constitutes a scenario of epistemic and political disputes. Both proposals use statistical knowledge to prove and validate their narratives, presenting data related to the sociopolitical contexts of the Semiarid region. This research aligns with the perspective of the proposal of Coexistence with the Semiarid and focuses on the following research question: how can the mobilization of elements of Statistical Literacy through problematization, exploration, and proposition of situations related to contexts of the Brazilian Semiarid in a formative process for teachers provide resignifications in the understanding of sociopolitical aspects of the territories of this region? The overall objective of our research was to understand, from a formative process, the potentialities and limits of the mobilization of elements of Statistical Literacy through problematization, exploration, and proposition of situations related to sociopolitical contexts and aspects of the Brazilian Semiarid region. The specific objectives were: 1- Identify understandings of teachers about the Brazilian Semiarid and the teaching of Statistics; 2-Evidence resignifications of teacher understanding about the Brazilian Semiarid and the teaching of Statistics through contextual mobilizations in a formative process; 3-Analyze, from the produced data, the potentialities and limits of the mobilization of Statistical Literacy as a path to the understanding of teachers of the sociopolitical aspects of the contexts of the Brazilian Semiarid region. The methodological structure consisted of two stages, the first of recognition, carried out from a questionnaire and semi-structured interview, and the second from a focused formative process, which had the participation of a group composed of 12 teachers working in Basic Education in the Semiarid region. The 4 meetings with participants occurred virtually via Google Meet, due to the context of the Covid-19 pandemic. The first three, two-hour sessions, and the last three-hour session. During the meetings, it was possible to mobilize elements of Statistical Literacy from a perspective of strengthening the dimensions and assumptions of the proposal of Living with the Semiarid, namely: coexisting with the environment; economics of coexistence; coexistence with quality of life; culture of coexistence and political dimension. Our research brought results such as the development of Statistical Literacy skills; critical- reflexive formation; (re) recognition of socio-political aspects; immersion in contextualized statistical contexts, such as potentialities and lack of statistical knowledge; difficulties with statistical concepts, and the low frequency of statistics teaching in Basic Education as situations of limitation.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nahum Isaque dos Santos Cavalcante.pdf7,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons