Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51641

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Edvânia Torres Aguiar-
dc.contributor.authorSILVA, Dweison Nunes Souza da-
dc.date.accessioned2023-07-26T13:32:12Z-
dc.date.available2023-07-26T13:32:12Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Dweison Nunes Souza da. Uma contribuição para o ensino de educação ambiental no ensino médio brasileiro em tempos de crise ecológica. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51641-
dc.description.abstractA Educação Ambiental situa-se como um elemento de combate e ação, especialmente por sua capacidade de formar indivíduos capazes de atuar criticamente sobre suas realidades socioambientais. Seu surgimento tem relação com o modo desigual e excludente com que a sociedade capitalista tem atuado sobre a natureza e a sociedade. Atualmente, considerável parcela da comunidade científica internacional discute sobre as lacunas associadas a efetividade das pedagogias de educação ambiental. No Brasil, à lacuna pedagógica se incorporam indícios de desmonte e de apagamento da temática ambiental na educação básica. Assim, o objetivo geral foi analisar os desafios e potencialidades pedagógicas da implementação da Educação Ambiental como instrumento na política educacional no Brasil ao longo do tempo. Trata-se de um estudo de contribuição teórica, baseado em pesquisa de revisão de literatura e nas conclusões empíricas que são apresentadas em forma de dados e informações sólidas obtidas nas literaturas citadas. Os resultados revelam um processo de desmonte das políticas ambientais e educacionais no Brasil, em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para o apagamento da educação ambiental nos ambientes escolares. A transversalidade se coloca como o não lugar da educação ambiental. A ausência do elemento crítica social da pedagogia dominante de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se caracteriza pela sua não efetividade na prática social dos indivíduos. A relação indissociável da EDS com o desenvolvimento sustentável a coloca numa condição próxima do não- científico, por não produzir evidências empíricas suficientes que a sustente. O exame do processo histórico das leis e políticas de educação ambiental evidencia duas importantes conclusões como opções de renovação da educação ambiental no ensino médio brasileiro: a dimensão da presença revela-se por uma educação ambiental elevada à nível de componente curricular, tornando-se peça nuclear no currículo escolar. A renovação pedagógica revela-se pela incorporação de uma nova pedagogia, a Ecopedagogia Histórico-Crítica (EHC).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPolíticas ambientaispt_BR
dc.subjectEcopedagogia histórico-críticapt_BR
dc.titleUma contribuição para o ensino de educação ambiental no ensino médio brasileiro em tempos de crise ecológicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGONZÁLEZ SERNA, Aura-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2128234521901723pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2073947620231592pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education stands as an element of combat and action, especially for its ability to form individuals capable of critically acting on their socio-environmental realities. Its emergence is related to the unequal and exclusive way in which capitalist society has acted on nature and society. Currently, a considerable portion of the international scientific community discusses the gaps associated with the effectiveness of environmental education pedagogies. In Brazil, the pedagogical gap incorporates evidence of dismantling and erasure of the environmental theme in basic education. Thus, the general objective was to analyze the challenges and pedagogical potential of implementing Environmental Education as an instrument in educational policy in Brazil over time. This is a study of theoretical contribution, based on literature review research and empirical conclusions that are presented in the form of data and solid information obtained in the cited literature. The results reveal a process of dismantling environmental and educational policies in Brazil, in which the Common National Curriculum Base (CNCB) contributes to the erasure of environmental education in school environments. Transversality stands as the non-place of environmental education. The absence of the social critical element of the dominant pedagogy of Education for Sustainable Development (ESD) is characterized by its ineffectiveness in the social practice of individuals. The inseparable relationship between ESD and sustainable development places it in a condition close to non-scientific, as it does not produce enough empirical evidence to support it. Examining the historical process of environmental education laws and policies highlights two important conclusions as options for renewing environmental education in Brazilian secondary education: the dimension of presence is revealed by an environmental education raised to the level of a curricular component, becoming a core part of the school curriculum. The pedagogical renewal is revealed by the incorporation of a new pedagogy, the Historical-Critical Ecopedagogy (EHC).pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7167928614183663pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Dweison Nunes Souza da Silva .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons