Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51629

Compartilhe esta página

Título: Cidades inteligentes e inovação tecnológica : uma análise do impacto da vídeo vigilância na Segurança Pública de Recife
Autor(es): FERREIRA, Dannielly Leandro de Sousa
Palavras-chave: Cidades inteligentes; Setor público - modernização; Inovações tecnológicas
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Dannielly Leandro de Sousa. Cidades inteligentes e inovação tecnológica: uma análise do impacto da vídeo vigilância na Segurança Pública de Recife. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A segurança pública na cidade de Recife-PE apresenta-se como um serviço insatisfatório para maioria dos cidadãos recifenses em virtude do aumento da violência. Ademais, o crescimento do fluxo de pessoas para os grandes centros urbanos ocasionou sobrecargas nos sistemas de oferta de bens e serviços públicos, tal como a segurança pública. A segurança pública é um direito humano e de responsabilidade do Estado, envolve um conjunto de organizações que atuam na preservação da ordem pública e prevenção à violência e a criminalidade. O uso de inovações tecnológicas direcionadas à segurança favorece a troca de informações entre instituições, cidadão e governo, e proporcionam melhorias à gestão das cidades. A fim de solucionar os problemas trazidos pela rápida urbanização, se faz necessário a aplicação do conceito de cidades inteligentes que correlaciona o uso tecnologias à gestão urbana. Posto isso, esse trabalho tem por objetivo analisar a influência do apoio governamental na implementação da vídeo vigilância e o efeito desta no desempenho de Recife enquanto cidade inteligente. Para isso, foi feito um levantamento teórico sobre cidades inteligentes, inovação no setor público e inovação na polícia, que em seguida serviram de suporte à compreensão do objetivo proposto. A dissertação teve abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com emprego de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O lócus do estudo foi o Centro Integrado de Operações e Defesa Social (CIODS) que oferta o serviço de videomonitoramento em Recife. Para analisar os dados foi aplicada a análise de conteúdo e a sua coleta foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado com 19 questões abertas, aplicado a 10 respondentes. Os principais resultados encontrados demonstram que o apoio governamental é essencial, porém em PE esse apoio é insuficiente ao emprego de inovações na segurança pública, em especial no videomonitoramento. Ainda assim, a integração entre os diversos órgãos nesse sistema favorece a expansão e a aplicabilidade do conceito de cidades inteligentes para Recife. Também ficou evidenciado que o sistema de videomonitoramento é caracterizado como uma inovação tecnológica, incremental, organizacional e processual para a segurança pública, onde o contínuo investimento nesse segmento proporciona a população um serviço de maior qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51629
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dannielly Leandro de Sousa Ferreira.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons