Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51622

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Diego Jonata de-
dc.date.accessioned2023-07-25T13:57:55Z-
dc.date.available2023-07-25T13:57:55Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Diego Jonata de. Sistemas de recursos de professores para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51622-
dc.description.abstractA pesquisa situa-se na articulação entre a Educação Estatística, a Educação do Campo e a Abordagem Documental do Didático e objetivou compreender o sistema de recursos utilizados por professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Para tanto, buscou-se analisar em documentos oficiais as orientações para o uso de recursos no ensino de conteúdos estatísticos; caracterizar os recursos mãe selecionados pelos professores e classificá-los em recursos materiais e não materiais; identificar os recursos filhos construídos a partir da modificação dos recursos mãe assinalados; e verificar as relações entre as realidades dos alunos e das comunidades camponesas e os recursos empregados pelos professores. Efetuou-se, inicialmente, uma análise documental de documentos oficiais que subsidiam a educação básica. Em seguida, os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos; apresentação, pelos professores, dos recursos de que dispunham em seu computador para ensinar estatística e construção de um mapa de recursos com essa finalidade; e observação de uma aula. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, os dados da pesquisa foram coletados de forma presencial e remota. As análises dos resultados revelam que os sistemas de recursos utilizados pelos professores são compostos por recursos mãe de natureza material e não material, e que os recursos materiais são os mais citados. Alguns recursos filhos foram construídos com base nos contextos escolares e nas realidades camponesas dos alunos, porém não representam a maioria. Compreende-se que os recursos empregados pelos professores têm potencial para possibilitar o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos, mesmo que, algumas vezes, eles se restrinjam a atividades que demandam a aplicação de fórmulas, por exemplo, sem uma maior problematização. Os resultados mostram, também, que os recursos identificados no sistema de recursos utilizados pelos professores pouco se relacionam com os que são propostos pelos documentos oficiais que subsidiam o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleSistemas de recursos de professores para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6925646218639827pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this research shows the articulation between Statistical Education, Rural Education and the Documental Approach to Didactics and pointed to understand the system of resources used by teachers who teach mathematics in the final years of Elementary Education in rural schools. For reason that, try to analyze in official documents the guidelines for the use of resources in the teaching of statistical contents; characterize the mother resources selected by the teachers and classify them into material and non-material resources; identify the resources built from the modification of the initial resources marked; and verify the relationships between the realities of students and rural communities and the resources employed by teachers. Initially, a documental analysis of official documents that subsidize basic education was carried out. Then, data were collected using the following instruments: semi-structured interviews carried out in two stages; presentation, by teachers, of the resources they had on their computer to teach statistics and construction of a map of resources for this purpose; and observation of a class. Due to the pandemic caused by Covid-19, survey data were collected in person and remotely. The analyzes of the results show that the resource systems used by teachers are composed of original resources of a material and non-material nature, and that material resources are the most mentioned. Some resources were built based on the school contexts and rural realities of the students, but they do not represent the majority. It is understood that the resources used by teachers have the potential to enable the development of students' statistical literacy, even if, sometimes, they are restricted to activities that demand the application of formulas, for example, without further problematization. The results also show that the resources identified in the system of resources used by the teachers are little related to those proposed by the official documents that subsidize the teaching of Statistics in the final years of Elementary School.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Diego Jonata de Medeiros.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons