Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51544

Compartilhe esta página

Título: Os impactos da pandemia do COVID-19 na formação dos futuros profissionais de Secretariado Executivo da UFPE
Autor(es): Silva, Enoelly Sterfany Rodrigues da
Brandão, Gisely Raquel da Silva Albertin
Palavras-chave: Covid 19; Secretariado Executivo; Ensino Remoto; Impactos.
Data do documento: 22-Abr-2023
Citação: SILVA, Enoelly Sterfany Rodrigues da; BRANDÃO, Gisely Raquel da Silva Albertin. Os impactos da pandemia do COVID-19 na formação dos futuros profissionais de Secretariado Executivo da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.
Abstract: Em 2020, a pandemia do COVID-19 teve um grande impacto global, levando ao isolamento e mudanças na sociedade, devido a um momento atípico jamais visto. Como tentativa de adaptarse ao novo normal, a Universidade Federal de Pernambuco implementou aulas remotas, sob forma de medida preventiva que alcançasse toda a comunidade acadêmica. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os impactos na formação dos alunos do curso de secretariado executivo da referida instituição, sendo analisados os períodos entre 2019.2 e 2022.1, tendo como corpus da pesquisa os discentes que presenciaram o período de aulas remotas e o retorno às aulas presenciais. Para construção do referencial teórico, foram abordados temas como o contexto da pandemia do COVID-19, a postura adotada pela UFPE e os impactos no corpo discente do curso de graduação em Secretariado Executivo. Para isso, foram abordados alguns estudos, tais como o de Silva (2021) e Silva T. (2021). Quanto as escolhas metodológicas, o estudou foi classificado como quali-quantitativo, descritivo e exploratório e foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, por meio do Google Forms. De acordo com os resultados obtidos, pode ser percebido que fatores como valorização das condutas presenciais, dificuldades com a falta de ensino teórico-prático e vulnerabilidade emocional foram possíveis impactos que acarretaram o atraso e evasão do curso. Por outro lado, a flexibilização de horários e a possibilidade de estudar em casa foram vantagens no período remoto. Pesquisas futuras devem analisar outras perspectivas, como docentes e corpo administrativo da instituição
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51544
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Enoely Sterfany Rodrigues da Silva e Gisely Raquel da Silva Albertin Brandão.pdf828,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons